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CONSULTORIAS ONLINE: UMA NOVA PERSPECTIVA NO TRABALHO DA ENFERMAGEM

Magda Guimarães de Araujo Faria, Helena Maria Scherlowski Leal David, Sonia Acioli

Resumo


Objetivou-se descrever a participação dos enfermeiros em teleconsultorias online em um programa de educação permanente à distância. Para tanto, utilizou-se a metodologia quantitativa, com desenho longitudinal e observacional, delineamento de pesquisa não experimental e caráter descritivo. Os dados foram obtidos entre os anos de 2009 e 2010 utilizando registros de perguntas e respostas de segunda opinião formativa, no banco de dados do referido Programa. Verificou-se que a maior parte das dúvidas dos enfermeiros cadastrados e usuários do Programa é pautada em dúvidas clínicas, seguidos de dúvidas sobre implementação de atividades educativas. Conclui-se pela viabilidade e importância desta atividade de educação permanente, em que pesem algumas contradições e dificuldades para o enfermeiro da atenção básica os quais se constituem em desafios a serem superados.

 


Palavras-chave


Educação continuada; Educação à distância; Telenfermagem; Telessaúde.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v18i2.29697