AVALIAÇÃO DE INDICADORES OPERACIONAIS DE UM SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIA

Autores

  • Naldiana Cerqueira Silva
  • Lidya Tolstenko Nogueira

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v17i3.29287

Palavras-chave:

Socorro de urgência, Assistência pré-hospitalar, Avaliação de programas e projetos de saúde

Resumo

O atendimento pré-hospitalar se consolidou no Brasil a partir das normas estabelecidas em portarias ministeriais que culminaram com a implantação de Serviços de Atendimento Móvel de Urgência no país. Neste estudo, realizou-se a avaliação dos resultados produzidos por este Serviço em Teresina- Piauí, analisando a natureza das ocorrências, o tempo resposta e referenciamento dos atendimentos no período de 2005 a 2011. Trata-se de pesquisa avaliativa, descritiva, quantitativa com dados obtidos a partir das fichas de atendimento e consolidação. Verificou-se maior número de solicitações para urgências clínicas em adultos, demanda elevada e decrescente para urgências clínicas e obstétricas, e ascendente para acidentes de trânsito. Constatou-se que o tempo de deslocamento até o local de atendimento foi maior que o recomendado para a zonas urbana e rural. Conclui-se que no município do estudo este Serviço necessita reduzir o tempo resposta, com otimização de oferta hospitalar.

Downloads

Publicado

30-09-2012

Como Citar

Silva, N. C., & Nogueira, L. T. (2012). AVALIAÇÃO DE INDICADORES OPERACIONAIS DE UM SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIA. Cogitare Enfermagem, 17(3). https://doi.org/10.5380/ce.v17i3.29287

Edição

Seção

Artigo Original