DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM RELACIONADOS AO FENÔMENO AMAMENTAÇÃO EXCLUSIVA

Autores

  • Candida Caniçali Primo Universidade Federal do Espírito Santo
  • Luyanne Azevedo Cabral Universidade Federal do Espírito Santo
  • Sarah Colombi Cuquetto Universidade Federal do Espírito Santo
  • Mariana Rabello Laignier Universidade Federal do Espírito Santo
  • Eliane de Fátima Almeida Lima Universidade Federal do Espírito Santo
  • Franciéle Marabotti Costa Leite Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v18i2.28475

Palavras-chave:

Aleitamento materno, Diagnóstico de enfermagem, Terminologia, Classificação, Processos de enfermagem.

Resumo

Na assistência à mulher em amamentação percebe-se a necessidade de aperfeiçoamento e individualização do cuidado de enfermagem e a utilização de terminologia padronizada que favoreça a troca de informação e a uniformização da comunicação entre os enfermeiros. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo desenvolvido com o objetivo de construir afirmativas de diagnósticos /resultados para o fenômeno Amamentação exclusiva, tendo como base as diretrizes do Conselho Internacional de Enfermeiras e os termos do Modelo de Sete Eixos da Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE®) Versão 1.0, complementados com os da literatura da área. As combinações de termos resultaram em seis diagnósticos/resultados de enfermagem. Conclui-se que a CIPE® pode ser um facilitador na implantação do processo de enfermagem, dando suporte à documentação sistemática das atividades e proporcionando o emprego de terminologia específica, o que contribui para organizar a assistência às mulheres em amamentação. 

Biografia do Autor

Candida Caniçali Primo, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestre em Saúde Coletiva. Professora do Curso de Graduação e do Mestrado Profissional em Enfermagem da Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória (ES), Brasil. Pesquisadora do Grupo CNPq: CUIDAR: Ensino e Pesquisa em Enfermagem.

Luyanne Azevedo Cabral, Universidade Federal do Espírito Santo

Enfermeira, graduada na Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória (ES), Brasil.

Sarah Colombi Cuquetto, Universidade Federal do Espírito Santo

Enfermeira, graduada na Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória (ES), Brasil.

Mariana Rabello Laignier, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestre em Saúde Coletiva. Professora do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória (ES), Brasil. Pesquisadora do Grupo CNPq: CUIDAR: Ensino e Pesquisa em Enfermagem.

Eliane de Fátima Almeida Lima, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutoranda em Enfermagem. Mestre em Enfermagem. Professora do Curso de Graduação e do Mestrado Profissional em Enfermagem da Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória (ES), Brasil. Pesquisadora do Grupo CNPq: CUIDAR: Ensino e Pesquisa em Enfermagem.

Franciéle Marabotti Costa Leite, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestre em Saúde Coletiva. Professora do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória (ES), Brasil. Pesquisadora do Grupo CNPq: CUIDAR: Ensino e Pesquisa em Enfermagem.

Downloads

Publicado

28-06-2013

Como Citar

Primo, C. C., Cabral, L. A., Cuquetto, S. C., Laignier, M. R., Lima, E. de F. A., & Leite, F. M. C. (2013). DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM RELACIONADOS AO FENÔMENO AMAMENTAÇÃO EXCLUSIVA. Cogitare Enfermagem, 18(2). https://doi.org/10.5380/ce.v18i2.28475

Edição

Seção

Artigo Original