ENSINAR-APRENDER A CUIDAR DE FERIDAS: EXPERIÊNCIA DE ENFERMEIRAS ESTAGIÁRIAS DOCENTES

Telma Elisa Carraro, Luciara Fabiane Sebold, Silvana Silveira Kempfer, Ariane Thaise Frello, Mariely Carmelina Bernardi

Resumo


A realização de estágio docência é um quesito instituído para bolsistas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Este texto objetiva narrar a experiência de ensinar-aprender a cuidar de feridas, vivenciada por quatro pós-graduandas de enfermagem durante a realização de seus estágios docência, em uma instituição pública de ensino superior do sul do Brasil. O estágio ocorreu de agosto a dezembro de 2010 e foi desenvolvido na disciplina de Fundamentos para o Cuidado Profissional do curso de Graduação em Enfermagem da mesma universidade. Considerou-se como um momento importante de aprendizagem nos contextos tutoria em sala de aula, prática em laboratório de enfermagem e em hospital onde o ensinar e aprender estiveram intimamente relacionados. A experiência proporcionou a ampliação dos olhares para a formação em enfermagem.

Palavras-chave


Educação em enfermagem; Cuidados de enfermagem; Processos fisiológicos da pele; Estágio clínico

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v17i1.26391 ';





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Versão impressa ISSN 1414-8536 (para edições publicadas até 2014)

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