FUNCIONALIDADE DE FAMÍLIAS DE ADOLESCENTES DE ESCOLAS PÚBLICAS: UMA ABORDAGEM DESCRITIVA
Resumo
A funcionalidade familiar caracteriza-se como fio estruturante para a construção de comportamentos de adolescentes. Trata-se de estudo exploratório descritivo e quantitativo, cujo objetivo foi classificar as famílias de adolescentes segundo o APGAR (Adaptation, Participation, Growth, Affection, Resolution) familiar envolvendo 1.035 adolescentes de duas escolas públicas de um estado nordestino. Os dados foram coletados com o apoio do APGAR Familiar, nos horários das aulas, em dia e horários definidos pela direção da escola e analisados por meio da estatística descritiva a partir de banco de dados do Excel. Foram classificadas como funcionais 73,2% das famílias e 26,8% como disfuncionais; a maior satisfação dos adolescentes esteve relacionada às dimensões adaptação e dedicação. Os resultados suscitam desafios para pesquisa e para inserção profissional do enfermeiro em contexto escolar assim como para um trabalho interdisciplinar e em rede no cuidado ao adolescente.
Palavras-chave
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v17i2.25878