CONSULTA PRÉ-NATAL: SATISFAÇÃO DAS USUÁRIAS DO SUS

Autores

  • Sandra Maria Mello URI
  • Tamara Grando
  • Rosane Fontana
  • Francisco Carlos Pinto Rodrigues

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v17i2.25565

Palavras-chave:

Assistência pré-natal, Gestantes, Satisfação do usuário.

Resumo

Esse estudo teve como objetivo verificar a satisfação das gestantes nas consultas de pré-natal oferecida na rede básica de um município missioneiro, situado ao noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Na pesquisa, de abordagem qualitativa e caráter descritivo, participaram 10 gestantes que estavam em acompanhamento pré-natal num centro municipal de atendimento à gestantes. Os dados foram coletados por meio de entrevista e a análise foi feita mediante análise do conteúdo. Nessa pesquisa foi possível perceber que as gestantes valorizam o diálogo e orientações, o que possibilita a compreensão do significado do pré-natal. Fortalecer a comunicação com as gestantes, neste período, pode favorecer o acolhimento e a qualidade do cuidado de enfermagem.

 

Biografia do Autor

Sandra Maria Mello, URI

  1. Professora Mestre em Enfermagem. Docente dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Campus Santo Ângelo, Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem Saúde e Educação (GEPESE/URI), Santo Ângelo, Rio Grande do Sul, Brasil.
  2. Departamento das Ciência e Saúde
  3. Área da Enfermagem 

Downloads

Publicado

2012-06-29

Como Citar

Mello, S. M., Grando, T., Fontana, R., & Rodrigues, F. C. P. (2012). CONSULTA PRÉ-NATAL: SATISFAÇÃO DAS USUÁRIAS DO SUS. Cogitare Enfermagem, 17(2). https://doi.org/10.5380/ce.v17i2.25565

Edição

Seção

Artigo Original