NOVOS OLHARES SOBRE O SUJEITO QUE ADOECE NO TRABALHO HOSPITALAR

Autores

  • Silmar Maria Silva Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo
  • Patrícia Campos Pavan Baptista

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v18i1.25332

Palavras-chave:

Pesquisa qualitativa, Saúde do trabalhador, Recursos humanos em hospital.

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir as novas maneiras de olhar para os sujeitos que adoecem no trabalho hospitalar, evidenciando a potencialidade da pesquisa qualitativa fenomenológica para compreender não apenas a doença, e sim, o sujeito que adoece. O adoecer no trabalho hospitalar tem se revelado um fenômeno complexo necessitando de estudos que contemplem diversos aspectos, e que possam compreender o cotidiano das relações de trabalho, e as experiências dos sujeitos que adoecem. Despertar para o impacto do adoecimento no trabalho, valorizando o sujeito e a experiência vivida significa o delineamento de novas maneiras de intervir sobre a saúde do trabalhador, minimizando os agravos e compreendendo o trabalhador em sua totalidade existencial.

Biografia do Autor

Silmar Maria Silva, Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Gerenciamento em Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2013-03-29

Como Citar

Silva, S. M., & Baptista, P. C. P. (2013). NOVOS OLHARES SOBRE O SUJEITO QUE ADOECE NO TRABALHO HOSPITALAR. Cogitare Enfermagem, 18(1). https://doi.org/10.5380/ce.v18i1.25332

Edição

Seção

Reflexão