ATITUDES DOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM FRENTE ÀS DOENÇAS TRANSMISSÍVEIS
Resumo
Trata-se de pesquisa qualitativa que objetivou identificar as atitudes de acadêmicos de Enfermagem frente às doenças transmissíveis e às pessoas com estes agravos e reconhecer como a disciplina Enfermagem em Doenças Transmissíveis do curso de graduação da Universidade de São Paulo influencia este processo. Situações hipotéticas foram apresentadas antes (2006) e depois (2010) da disciplina para os alunos refletirem; esses registraram sua percepção por escrito, resultando em 69 registros em cada um dos momentos de reflexão. Na análise dos dados foram identificadas as seguintes categorias: medo, preconceito, raiva, tristeza, vergonha, preocupação, insegurança, assistência, curiosidade, esperança e tranquilidade. Os conhecimentos veiculados na disciplina de doenças transmissíveis foram importantes para mobilizar os comportamentos dos estudantes quanto aos preconceitos e aos estigmas. Ademais, o conteúdo teórico prático foi capaz de instrumentalizar os acadêmicos para compreenderem essas doenças como agravos passíveis de tratamento e de acompanhamento por parte da equipe de enfermagem.
Palavras-chave
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v17i3.25193