AVALIAÇÃO DO CURRÍCULO DA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM POR EGRESSOS

Autores

  • Claudia Bernardi Cesarino
  • Camila Rumi de Moura
  • Claudia Bernardi Cesarino
  • Lúcia Marinilza Beccaria
  • Maria Helena Pinto
  • Vânia Del Arco Paschoal

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v16i3.24225

Palavras-chave:

Educação em enfermagem, Currículo, Avaliação educacional, Bacharelado em enfermagem.

Resumo

Estudo de caso com objetivo de verificar a opinião dos egressos do Curso de Graduação, sobre dois currículos distintos, quanto à contribuição na sua formação. Para coleta de dados, realizada de novembro a dezembro de 2009, utilizou-se questionário com perguntas abertas e fechadas enviado, enviando por e-mail ou carta registrada aos 231 egressos do Currículo Mínimo de 2004 e 2005 e do Currículo Vigente de 2006 e 2007. Dos 231 egressos, 39,4% participaram; a maioria cursou pós-graduação, atuava na área hospitalar; consideraram a sistematização da assistência de enfermagem como conteúdo essencial; avaliaram o currículo como flexível e com disciplinas integradas. Percebeu-se mudanças de concepção e práticas pedagógicas, maior integração das disciplinas básicas com atividades profissionalizantes, aumento da atividade de pesquisa e extensão, maior enfoque nas ações de promoção da saúde e prevenção da doença. Contudo, as mudanças não foram suficientes para atender às demandas das políticas públicas.

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Publicado

30-09-2011

Como Citar

Cesarino, C. B., Moura, C. R. de, Cesarino, C. B., Beccaria, L. M., Pinto, M. H., & Paschoal, V. D. A. (2011). AVALIAÇÃO DO CURRÍCULO DA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM POR EGRESSOS. Cogitare Enfermagem, 16(3). https://doi.org/10.5380/ce.v16i3.24225

Edição

Seção

Artigo Original