A INSERÇÃO DA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA NO AMBIENTE ESCOLAR PÚBLICO: PERSPECTIVA DO PROFESSOR

Autores

  • Graciele de Matia Faculdades Pequeno Príncipe
  • Sirlei Cristina Godoi
  • Pamela Pol

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v17i2.22735

Palavras-chave:

Saúde dos adolescentes, Prevenção primária, Saúde da família, Enfermagem.

Resumo

Estudo de abordagem qualitativa e de tipo exploratório-descritivo teve por objetivo investigar a percepção do professor sobre a inserção da equipe de Saúde da Família, apontando suas necessidades de informação. O estudo foi desenvolvido em 2010 com 12 participantes em 9 escolas estaduais de Curitiba-PR, utilizou-se para coleta de dados entrevista semiestruturada. Da análise de conteúdo emergiram quatro categorias: Interação entre profissionais de educação e profissionais de saúde; Inserção de profissionais de saúde na escola; Cuidados e informações aos alunos-adolescentes; e Desafios dos profissionais de educação ao trabalhar com alunos-adolescentes. Os temas indicados para abordagem foram violência, drogadição, doenças sexualmente transmissíveis, higiene, alimentação e autoestima. Os resultados indicaram a oportunidade de desenvolvimento de trabalho multidisciplinar no ambiente escolar e que a integração entre Escola e Estratégia da Saúde da Família é mandatória para o desenvolvimento de ações de prevenção e promoção à saúde junto aos escolares.

Biografia do Autor

Graciele de Matia, Faculdades Pequeno Príncipe

Docente de Administração na Faculdade Pequeno Príncipe desde 2009

Downloads

Publicado

29-06-2012

Como Citar

Matia, G. de, Godoi, S. C., & Pol, P. (2012). A INSERÇÃO DA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA NO AMBIENTE ESCOLAR PÚBLICO: PERSPECTIVA DO PROFESSOR. Cogitare Enfermagem, 17(2). https://doi.org/10.5380/ce.v17i2.22735

Edição

Seção

Artigo Original