VIOLÊNCIA CONTRA IDOSO: UM VELHO ESTIGMA

Autores

  • Cristiane Zamboni
  • Sandra Maria Mello URI
  • Rosane Fontana
  • Francisco Carlos Pinto Rodrigues

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v16i4.21973

Palavras-chave:

Violência, Idoso, Autonomia pessoal, Enfermagem.

Resumo

 

]

 

RESUMO

Estudo descritivo de abordagem qualitativa, que objetivou investigar as situações de violência contra idosos residentes na área de abrangência de uma Unidade Básica de Saúde da Estratégia Saúde da Família na região noroeste do Rio Grande do Sul. Os dados foram coletados no primeiro semestre de 2010 por meio de entrevista, usando questionário e o instrumento Avaliação de Violência e Maus Tratos Contra a Pessoa Idosa. Os resultados quantitativos apontaram a ocorrência de violência do tipo verbal, e a análise de conteúdo evidenciou duas categorias: Autonomia/independência e maus tratos; Limitações e maus tratos. Observou-se que os maus tratos estão relacionados à falta de autonomia e independência devido à limitada capacidade física e cognitiva frente às situações do cotidiano, gerando a necessidade de um cuidador. A Enfermagem deve auxiliar a sociedade a compreender o processo de envelhecimento, identificar a ocorrência de possíveis situações de violência e contribuir para sua prevenção.

Biografia do Autor

Sandra Maria Mello, URI

  1. Professora Mestre em Enfermagem. Docente dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Campus Santo Ângelo, Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem Saúde e Educação (GEPESE/URI), Santo Ângelo, Rio Grande do Sul, Brasil.
  2. Departamento das Ciência e Saúde
  3. Área da Enfermagem 

Downloads

Publicado

2011-12-22

Como Citar

Zamboni, C., Mello, S. M., Fontana, R., & Rodrigues, F. C. P. (2011). VIOLÊNCIA CONTRA IDOSO: UM VELHO ESTIGMA. Cogitare Enfermagem, 16(4). https://doi.org/10.5380/ce.v16i4.21973

Edição

Seção

Artigo Original