PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA SOBRE O NURSING ACTIVITIES SCORE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Tágora Lago Santos Universidade Federal do Piauí
  • Lídya Tolstenko Nogueira Universidade Federal do Piauí
  • Kátia Grillo Padilha USP- São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v17i2.21097

Palavras-chave:

Carga de trabalho, Administração de recursos humanos, Enfermagem, Unidade de terapia intensiva.

Resumo

Revisão integrativa de literatura que objetivou identificar o perfil de produções científicas nacionais sobre o Nursing Activities Score e analisar os resultados em evidência de 2002 a 2010. Selecionaram-se 17 artigos na bases de dados Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde; Base de Dados de Enfermagem; Publisher Medline; Scientific Electronic Library Online e Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Utilizaram-se os termos Nursing Activities Score e Carga de Trabalho de Enfermagem. Encontrou-se nas publicações a identificação da média do Nursing Activities Score, a observação de elementos mais pontuados, a correlação com índices de gravidade e outras ferramentas de dimensionamento de pessoal, como aplicação à clientela idosa, tanto prospectiva como retrospectiva, e, ainda, a criação na forma informatizada. Infere-se, portanto, o propósito de viabilizar seu uso como ferramenta prática no gerenciamento em enfermagem. 

Biografia do Autor

Tágora Lago Santos, Universidade Federal do Piauí

possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí (2005). É Mestranda no Curso de Ciências e Saúde e especialista em Saúde da Família pela UFPI.Tem espeialização em Terapia Intensiva pela FATEC. Trabalhou como enfermeira intensivista do INSTITUTO DE DOENÇAS TROPICAIS NATAN PORTELA e atualmente exerce a função no HOSPITAL DE URGÊNCIA DE TERESINA(HUT). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em TERAPIA INTENSIVA. É também docente da Associação de Ensino Superior do Piauí (AESPI).

Lídya Tolstenko Nogueira, Universidade Federal do Piauí

Enfermeira graduada pela Escola Paulista de Enfermagem, atual UNIFESP, em 1970. Especialista em Saúde Pública (EPE, 1971), Metodologia do Ensino e da Assistência de Enfermagem (EEAN/UFRJ, 1977), Administração Hospitalar (PUC-RJ, 1978). Mestre e Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery/UFRJ (1981 e 1996, respectivamente). Integra o quadro de docentes da UFPI desde 1975 e atualmente exerce atividades no Curso de Enfermagem e nos Programas de Mestrado em Ciências e Saúde e no Programa de Mestrado en Enfermagem

Kátia Grillo Padilha, USP- São Paulo

Possui graduação em curso de Graduação em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (1975), mestrado na área de Administração de Serviços de Enfermagem pela Universidade de São Paulo (1985) e doutorado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (1994). Desde 2007 é Professor Titular da Universidade de São Paulo, atuando no âmbito do ensino e pesquisa em Enfermagem na Saúde do Adulto e do Idoso, em particular, em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Tem vários artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais. Desenvolve investigações na linha de pesquisa segurança do paciente, com enfoque nos eventos adversos no decorrer do atendimento à saúde, e suas implicações na qualidade dos serviços. Orienta alunos de doutorado, mestrado e iniciacação científica na temática referida desde 1994. É líder do Grupo de Pesquisa Enfermagem em UTI desde o ano de 2000.

Downloads

Publicado

29-06-2012

Como Citar

Santos, T. L., Nogueira, L. T., & Padilha, K. G. (2012). PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA SOBRE O NURSING ACTIVITIES SCORE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Cogitare Enfermagem, 17(2). https://doi.org/10.5380/ce.v17i2.21097

Edição

Seção

Revisão