O PAPEL DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO SEXUAL DE ADOLESCENTES

Autores

  • Marília Lima de Holanda
  • Mirna Albuquerque Frota
  • Maria de Fátima Antero Sousa Machado
  • Neiva Francenely Cunha Vieira

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v15i4.20371

Palavras-chave:

Saúde escolar, Promoção da saúde, Educação sexual

Resumo

Estudo qualitativo com o objetivo de conhecer a percepção do professor como educador de adolescentes em relação a sexo/sexualidade. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada e analisados conforme análise de conteúdo de Bardin, emergindo as categorias: “sexualidade na escola: percepções e práticas do professor”; “fatores que dificultam a educação sexual na escola”; e “parceria família e escola para o desenvolvimento da educação sexual na escola”. Os resultados revelaram que alguns professores se percebem importantes na educação sexual de alunos; porém, outros transferem-na para outras instituições. Conclui-se que a escola é local privilegiado para a educação sexual de adolescentes; entretanto, os professores encontram desafios para desenvolver esta atividade.

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Publicado

24-12-2010

Como Citar

Holanda, M. L. de, Frota, M. A., Machado, M. de F. A. S., & Vieira, N. F. C. (2010). O PAPEL DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO SEXUAL DE ADOLESCENTES. Cogitare Enfermagem, 15(4). https://doi.org/10.5380/ce.v15i4.20371

Edição

Seção

Artigo Original