ENFERMAGEM E EDUCAÇÃO PERMANENTE A DISTÂNCIA: O EXEMPLO DO PROJETO TELESSAÚDE BRASIL, NÚCLEO RIO DE JANEIRO

Autores

  • Magda Guimarães de Araujo Faria
  • Helena Maria Scherlowski Leal David

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v15i4.20363

Palavras-chave:

Educação a distância, Educação em enfermagem, Tele-enfermagem

Resumo

A educação permanente das equipes de saúde no Brasil é alvo de políticas de saúde. O Projeto Telessaúde Brasil é um exemplo de educação permanente a distância, voltada para profissionais da Atenção Básica de Saúde. O presente estudo tem por objetivo descrever a participação dos enfermeiros cadastrados no Projeto Telessaúde Brasil (núcleo RJ), na atividade de teleconferência. Trata-se de estudo quantitativo, com desenho longitudinal e observacional e caráter descritivo. Os dados foram obtidos por meio dos registros na base de dados do Projeto e sua delimitação temporal corresponde ao período de abril de 2009 a março de 2010. Foram realizadas 40 teleconferências de enfermagem a 669 participantes. A frequência mensal variou entre 8 participantes no mês de maio e 154 em novembro. Evidenciamos que, a partir de uma maior divulgação do Projeto, as participações aumentaram, o que demonstra que o profissional está receptivo a novas estratégias de aprendizado.

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Publicado

24-12-2010

Como Citar

Faria, M. G. de A., & David, H. M. S. L. (2010). ENFERMAGEM E EDUCAÇÃO PERMANENTE A DISTÂNCIA: O EXEMPLO DO PROJETO TELESSAÚDE BRASIL, NÚCLEO RIO DE JANEIRO. Cogitare Enfermagem, 15(4). https://doi.org/10.5380/ce.v15i4.20363

Edição

Seção

Artigo Original