SIGNIFICADO DA FERIDA PARA PORTADORES DE ÚLCERAS CRÔNICAS

Autores

  • Maristela Oliveira Lara UFVJM
  • Júlia Silva de Figueiredo Pinto UFVJM
  • Assis do Carmo Pereira Júnior
  • Nayara Figueiredo Vieira
  • Patrícia Wichr

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v16i3.20178

Palavras-chave:

Úlcera, Adaptação, Percepção, Enfermagem.

Resumo

Trata-se de um estudo descritivo, de abordagem qualitativa, com o objetivo de compreender o significado da ferida para portadores de úlceras crônicas. A coleta de dados foi realizada de janeiro a maio de 2010, por meio da entrevista individual a cinco pacientes e consulta aos prontuários dos pacientes atendidos durante o período de 2008 a 2010, em unidade ambulatorial. Para a análise dos dados utilizou-se a técnica da Análise de Conteúdo Temático que permitiu a identificação das categorias Sensações marcantes, O cotidiano e a ferida crônica e O impacto emocional. Os resultados demonstram que ser portador de úlcera representa conviver com a dor, preconceito, dependência para atividades diárias, receios, medos e ansiedade quanto ao prognóstico. Espera-se nortear os profissionais de saúde quanto às principais necessidades dessa clientela para elaboração de estratégias individualizadas a pacientes e cuidadores no manejo dos enfrentamentos vivenciados.

Biografia do Autor

Maristela Oliveira Lara, UFVJM

Enfermeira. Mestre em Saúde e Enfermagem na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora Assistente no Curso de Graduação em Enfermagem na UFVJM.

Júlia Silva de Figueiredo Pinto, UFVJM

Acadêmica do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM

Downloads

Publicado

29-09-2011

Como Citar

Lara, M. O., Pinto, J. S. de F., Pereira Júnior, A. do C., Vieira, N. F., & Wichr, P. (2011). SIGNIFICADO DA FERIDA PARA PORTADORES DE ÚLCERAS CRÔNICAS. Cogitare Enfermagem, 16(3). https://doi.org/10.5380/ce.v16i3.20178

Edição

Seção

Artigo Original