GERENCIAMENTO DE MATERIAIS E CUSTOS HOSPITALARES EM UTI NEONATAL

Autores

  • Lauren Auer Lopes
  • Ana Maria Dyniewicz
  • Luísa Canestraro Kalinowski

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v15i2.17862

Palavras-chave:

Custos hospitalares, Armazenamento de materiais e provisões, Recursos materiais em saúde, Hospital costs, Storage of materials and supplies, Material resources in health.

Resumo

Esta pesquisa objetivou quantificar e qualificar o uso indevido de materiais de consumo em uma Unidade deTerapia Intensiva Neonatal de um hospital universitário da cidade de Curitiba/PR. Foi realizada observação não participantena unidade no período de 17 de março a 2 de abril de 2009, em todos os turnos de trabalho, totalizando 100 horas. Osresultados revelaram o emprego indevido de materiais de consumo; uso de materiais de baixa qualidade; uso irracional; eimprovisos, além de falhas no manuseio por profissionais. A pesquisa mostrou o volume e o valor de gastos impróprios naunidade, com alguns destaques para cateteres venosos periféricos, gazes, sondas nasogástricas, ampolas de glicose,cabos de oxímetros, entre outros. Sugere-se que a unidade melhore a gestão, por meio de auditoria de materiais e custoshospitalares, com olhar crítico e consciente sobre racionalização de uso de materiais.

Downloads

Publicado

30-06-2010

Como Citar

Lopes, L. A., Dyniewicz, A. M., & Kalinowski, L. C. (2010). GERENCIAMENTO DE MATERIAIS E CUSTOS HOSPITALARES EM UTI NEONATAL. Cogitare Enfermagem, 15(2). https://doi.org/10.5380/ce.v15i2.17862

Edição

Seção

Artigo Original