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AS PRÁTICAS EDUCATIVAS EM ENFERMAGEM FUNDAMENTADAS NA TEORIA DE LEININGER

Tatiane Michel, Marcia Daniele Seima, Maria Ribeiro Lacerda, Elizabeth Bernardino, Maria Helena Lenardt

Resumo


Objetivou-se descrever as práticas educativas em enfermagem fundamentadas na Teoria da Diversidade eUniversalidade do Cuidado Cultural de Madeleine Leininger encontradas em relatos de vivências profissionais, publicadasem periódicos nacionais. Realizou-se revisão sistemática qualitativa, cujo período amostral abrangeu de janeiro de 1985 atémarço de 2009. Foram encontrados 47 artigos dos quais 10 abordavam relatos de práticas educativas. Os artigos foramagrupados por semelhança e originaram três categorias: Saúde das Mulheres, Promoção da Qualidade de Vida, e PráticaAcadêmica e Profissional em Saúde. A metodologia de grupos foi utilizada em oito artigos, os quais realizaram diferentesabordagens, enquanto os outros dois utilizaram a observação, entrevistas e ações de cuidado da enfermeira. A perspectivacultural nas práticas educativas favorece a troca de saberes e instiga os sujeitos a buscarem suas próprias soluções aosproblemas de saúde.

Palavras-chave


Enfermagem transcultural; Teoria de enfermagem; Cuidados de enfermagem; Transcultural nursing; Nursing theory; Nursing care; Enfermería transcultural; Teoría de enfermería; Atención de enfermería

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v15i1.17184