A PESQUISA-AÇÃO COMO MÉTODO PARA RECONSTRUÇÃO DE UM PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
DOI:
https://doi.org/10.5380/ce.v9i1.1705Palavras-chave:
Pesquisa-ação, Grupo focal, Avaliação de desempenho profissional, Action research, Focus group, Professional performance appraisal.Resumo
O propósito desse artigo é mostrar a trajetória metodológica de uma pesquisa cujos objetivos foram analisar o processo e reestruturar o instrumento de avaliação de desempenho profissional de enfermagem. Considerando, pois, essencial que essa mudança fosse alicerçada nos valores e cultura da Instituição, optamos pela pesquisa qualitativa, na modalidade pesquisaação, por ser capaz de proporcionar a manifestação do coletivo da equipe de enfermagem. Para organização do trabalho na pesquisa-ação, foram percorridas as fases de diagnóstico situacional; campo de observação, amostragem e representatividade qualitativa; coleta de dados, utilizando a técnica de grupo focal; plano de ação; ação e avaliação. O emprego da pesquisa-ação no desenvolvimento dessa pesquisa possibilitou a consecução de seus objetivos, além de, como é próprio do método, promover a reflexão de aspectos fundamentais, não só do processo de avaliação de desempenho, mas, sobretudo da política e do gerenciamento de recursos humanos da enfermagem da Instituição.
The action research as a method to restructure a process of professional performance appraisal
Abstract
The purpose of this article is to show the methodological strategy applied for research whose goals were: to analyze the process and restructure the instrument of professional nursing performance. Thus, considering that it was essential that such a change was grounded on the institutions values and culture, we have chosen a qualitative perspective or action research so that it could express the institutional collective of the nursing team. Work organization in the action research went through the following phases: situational diagnosis, sampling and qualitative representativeness, data collection using focus group technique, planning, action and evaluation. The use of action research to develop this study facilitated the goals achievement besides, as it was expected, it fostered the reflection upon ultimate aspects not only on the process of performance appraisal, but also on the policy and management of nursing human resources in the institution.
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