O DISCURSO SOBRE O ACOLHIMENTO E A ACESSIBILIDADE NOS SERVIÇOS COMUNITÁRIOS DE SAÚDE MENTAL
DOI:
https://doi.org/10.5380/ce.v14i4.16373Palavras-chave:
Saúde mental, Acesso aos serviços de saúde, Acolhimento, Mental health, Health services accessibility, User embracement, Salud mental, Acceso a los servicios de salud, AcogimientoResumo
Este estudo teve como objetivo analisar o discurso de trabalhadores de saúde mental de um serviço substitutivo
sobre acessibilidade e acolhimento. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa. O corpus é composto por
entrevistas aplicadas a 17 dos 25 profissionais de saúde mental que trabalham em um serviço substitutivo de uma cidade
da Região Sul do Brasil. Os dados foram organizados de acordo com o “Diagrama Axiológico-Discursivo”. Verificou-se
que, dentro do processo de trabalho da equipe, o acolhimento e a acessibilidade despontam como instrumental de
organização do serviço e como tecnologia de cuidado relacional. Mesmo assim, o trabalhador ainda procura um equilíbrio
entre a tecnologia que “inclui” e “organiza” o sistema e o serviço. Esperamos que este estudo sirva de subsídio para
repensar os saberes e as práticas no campo da saúde mental, de modo a potencializar e qualificar as relações da comunidade
com o serviço e do serviço com a loucura.
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