COLETA DE DADOS: UMA EXPERIÊNCIA PARA O ENSINO E A PESQUISA

Ana Lúcia Cardoso Kirchhof, Tânia Solange Bosi de Souza Magnago, Silviamar Camponogara, Francine Cassol Prestes, Raquel Soares Kirchhof

Resumo


A pesquisa tem sido uma forte aliada na qualificação da assistência à saúde ao proporcionar a reflexão sobre a
prática realizada. Este texto tem como propósito demonstrar a importância da participação de acadêmicos em pesquisa, ao
proporcionar tanto a convivência com as questões advindas das relações profissionais quanto com aspectos relacionados
a execução de um projeto de investigação. Para tanto, são detalhadas a capacitação dos entrevistadores, os desafios de
uma coleta de dados e os ganhos trazidos pela experiência de ser um acadêmico/entrevistador. Este relato mostra que as
experiências teórico-práticas oportunizadas pelo currículo da graduação alcançam um diferencial de conhecimento a
acadêmicos e professores se complementadas com experiências em pesquisa.

Palavras-chave


Enfermagem; Estudantes de enfermagem; Coleta de dados; Educação em enfermagem; Nursing; Students, nursing; Data collection; Education, nursing; Enfermería; Estudiantes de enfermería; Recolección de datos; Educación en enfermería

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v14i3.16193 ';





Em caso de dificuldades ou dúvidas técnicas, faça contato com cogitare@ufpr.br

Versão impressa ISSN 1414-8536 (para edições publicadas até 2014)

Versão eletrônica ISSN 2176-9133