COLETA DE DADOS: UMA EXPERIÊNCIA PARA O ENSINO E A PESQUISA

Autores

  • Ana Lúcia Cardoso Kirchhof
  • Tânia Solange Bosi de Souza Magnago
  • Silviamar Camponogara
  • Francine Cassol Prestes
  • Raquel Soares Kirchhof

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v14i3.16193

Palavras-chave:

Enfermagem, Estudantes de enfermagem, Coleta de dados, Educação em enfermagem, Nursing, Students, nursing, Data collection, Education, Enfermería, Estudiantes de enfermería, Recolección de datos, Educación en enfermería

Resumo

A pesquisa tem sido uma forte aliada na qualificação da assistência à saúde ao proporcionar a reflexão sobre a
prática realizada. Este texto tem como propósito demonstrar a importância da participação de acadêmicos em pesquisa, ao
proporcionar tanto a convivência com as questões advindas das relações profissionais quanto com aspectos relacionados
a execução de um projeto de investigação. Para tanto, são detalhadas a capacitação dos entrevistadores, os desafios de
uma coleta de dados e os ganhos trazidos pela experiência de ser um acadêmico/entrevistador. Este relato mostra que as
experiências teórico-práticas oportunizadas pelo currículo da graduação alcançam um diferencial de conhecimento a
acadêmicos e professores se complementadas com experiências em pesquisa.

Downloads

Como Citar

Kirchhof, A. L. C., Magnago, T. S. B. de S., Camponogara, S., Prestes, F. C., & Kirchhof, R. S. (2009). COLETA DE DADOS: UMA EXPERIÊNCIA PARA O ENSINO E A PESQUISA. Cogitare Enfermagem, 14(3). https://doi.org/10.5380/ce.v14i3.16193

Edição

Seção

Relato de Experiência/ Caso