A IMAGEM DA TEORIA E DA PRÁTICA DE ENFERMAGEM EM FILMES: UMA ANÁLISE À LUZ DOS DEPOIMENTOS DOS ESTUDANTES

Autores

  • Carmen Maria dos Santos Lopes Monteiro Dantas da Silva
  • Neiva Maria Picinini Santos

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v14i2.15626

Palavras-chave:

Enfermagem, Aprendizagem, Estratégias, Filmes, Nursing, Learning, Strategies, Movies, Enfermería, Aprendizaje, Estrategias, Películas

Resumo

O filme como estratégia de aprendizagem proporciona aos estudantes o conhecimento teórico-prático. Os
objetivos foram descrever as contribuições do uso do filme como estratégia de aprendizagem e analisar o significado das
contribuições do filme na aprendizagem do estudante de enfermagem. Pesquisa qualitativa em que os dados atenderam à
análise temática: pré-análise – leitura flutuante e recorrente; exploração do material – codificação; agrupar por semelhança;
o surgir das unidades; tratamento dos resultados e interpretação; depoimentos articulados a autores que abordam a
temática e ao referencial teórico – conceito, modos de operar a ideologia segundo Thompson. Como unidade temática as
contribuições e implicações da estratégia do filme na aprendizagem do estudante de enfermagem e os tópicos: o estímulo
que conduz o estudante de enfermagem a exercitar o pensamento; a imagem da teoria e da prática de enfermagem; a
intencionalidade do filme como estratégia de aprendizagem. Todos os sujeitos concluíram que o filme contribui na formação.

Downloads

Publicado

2009-09-30

Como Citar

da Silva, C. M. dos S. L. M. D., & Santos, N. M. P. (2009). A IMAGEM DA TEORIA E DA PRÁTICA DE ENFERMAGEM EM FILMES: UMA ANÁLISE À LUZ DOS DEPOIMENTOS DOS ESTUDANTES. Cogitare Enfermagem, 14(2). https://doi.org/10.5380/ce.v14i2.15626

Edição

Seção

Artigo Original