O GRUPO FOCAL COMO TÉCNICA DE COLETA DE DADOS NA PESQUISA QUALITATIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
Relato de experiência, com objetivo descrever a utilização do grupo focal com famílias, como técnica de
obtenção de dados em pesquisa qualitativa. A organização e planejamento do grupo focal têm impacto direto nos dados
coletados, portanto se apresenta esquematicamente as etapas utilizadas neste processo para o planejamento do grupo
focal, pois contribuem para obtenção de resultados efetivos na aplicação da técnica. Desta forma, o pesquisador precisa
preparar cuidadosamente cada etapa do desenvolvimento do trabalho em grupo. Alguns pontos são relevantes para a
coleta de dados, dentre esses a preparação da equipe e ambiente para atender as necessidades das crianças, permitindo
assim, que os participantes tenham sua atenção totalmente direcionada para a discussão do grupo. Tendo em vista as
peculiaridades da técnica e sua relevância na qualidade dos dados o pesquisador deve se apropriar do seu tema de estudo
e planejar o grupo focal delineando-o a partir deste.
obtenção de dados em pesquisa qualitativa. A organização e planejamento do grupo focal têm impacto direto nos dados
coletados, portanto se apresenta esquematicamente as etapas utilizadas neste processo para o planejamento do grupo
focal, pois contribuem para obtenção de resultados efetivos na aplicação da técnica. Desta forma, o pesquisador precisa
preparar cuidadosamente cada etapa do desenvolvimento do trabalho em grupo. Alguns pontos são relevantes para a
coleta de dados, dentre esses a preparação da equipe e ambiente para atender as necessidades das crianças, permitindo
assim, que os participantes tenham sua atenção totalmente direcionada para a discussão do grupo. Tendo em vista as
peculiaridades da técnica e sua relevância na qualidade dos dados o pesquisador deve se apropriar do seu tema de estudo
e planejar o grupo focal delineando-o a partir deste.
Palavras-chave
Grupo focal; Pesquisa; Metodologia; Focal group; Research; Methodology; Grupo focal; Investigación; Metodología
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v14i1.14486