Open Journal Systems

EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: UMA FERRAMENTA PARA EDUCAÇÃO PERMANENTE DE ENFERMEIROS QUE TRABALHAM COM ASSISTÊNCIA PERIOPERATÓRIA

Michelle Corrêa Leite Ortiz, Renata Perfeito Ribeiro, Mara Lúcia Garanhani

Resumo


A Educação à Distância (EAD) vem se constituindo como uma estratégia concreta e eficaz para formação de

profissionais. Os objetivos deste estudo foram: identificar experiências anteriores dos enfermeiros com EAD; identificar se há

interesse dos enfermeiros em participar de cursos de EAD; e, apreender com os enfermeiros sugestões de temas para os

cursos de EAD. Os resultados mostraram que a maioria (59%) tinha título de especialista e trabalhava há mais de 10 anos na

assistência perioperatória (41%). Observou-se que 88% possuíam computador em casa e 100% deles tinham acesso à

internet, no entanto, apenas 35% a utilizavam. Quanto à experiência com EAD, 53% disseram não ter nenhuma experiência.

A maioria dos participantes (88%) interessou-se na abertura de cursos de EAD e fizeram várias sugestões de temas.


Palavras-chave


Educação à distância; Centro cirúrgico; Educação permanente=pt; Distance-Learning; Surgical center; Ongoing education=en; Enseñanza a distancia; Centro quirúrgico; Educación continua=es

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v13i4.13116