Open Journal Systems

CONHECIMENTO SOBRE PREVENÇÃO E TRATAMENTO DE ÚLCERAS DE PRESSÃO ENTRE TRABALHADORES DE ENFERMAGEM EM UM HOSPITAL DE MINAS GERAIS

Dulce Aparecida Martins, Fabiana Fernandes Rego Soares

Resumo


O objetivo deste estudo foi identificar o conhecimento da equipe de enfermagem de um hospital de Minas Gerais acerca do tratamento e medidas de prevenção da Úlceras de Pressão (UP). Participaram 15 Técnicos e Auxiliares em Enfermagem das clínicas médica e cirúrgica. Foram identificadas nas respostas medidas preventivas: mudança de decúbito (100%); hidratação da pele com óleo (60%); colchão caixa de ovo (80%); coxim (40%); massagem (20%), dentre outras. Para tratamento foram citadas coberturas, medicamentos e soluções. Quanto à competência dos profissionais 33,3% disseram seguir prescrição médica e nenhum citou a prescrição do enfermeiro. Os resultados demonstraram que a equipe de enfermagem do hospital possui conhecimento de diversas práticas recomendadas tanto para a prevenção quanto para o tratamento de UP, apesar de citarem condutas errôneas e ultrapassadas. A equipe desconhece o papel do enfermeiro frente ao cuidado de feridas, apontando para a necessidade da realização de educação continuada.


Palavras-chave


Úlcera de pressão; Prevenção; Tratamento; Enfermagem.Pressure Ulcer; Prevention; Treatment; Nursing.Úlcera de presión; Prevención; Tratamiento; Enfermería.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v13i1.11956