A UTILIZAÇÃO DE TERAPIAS ALTERNATIVAS POR PACIENTES EM TRATAMENTO QUIMIOTERÁPICO

Autores

  • Camila Bittencourt Jaconodino
  • Simone Coelho Amestoy
  • Maira Buss Thofehrn

DOI:

https://doi.org/10.5380/ce.v13i1.11953

Palavras-chave:

Terapias Alternativas, Oncologia, Enfermagem.Alternative therapies, Oncology, Nursing.Terapias alternativas, Oncología, Enfermería.

Resumo

Alguns pacientes oncológicos ao defrontar-se com a doença optam por tratamentos não convencionais a fim de minimizar os sintomas. Este estudo caracterizou-se por uma abordagem quantitativa, exploratória e descritiva e teve como objetivo: conhecer a prevalência da utilização de terapias alternativas por pacientes em tratamento quimioterápico. A amostra foi composta por 65 pacientes, durante suas sessões de quimioterapia, num hospital universitário do interior do Rio Grande do Sul, no mês de setembro de 2006. Após a análise e discussão dos dados evidenciou-se que 69% dos sujeitos utilizavam práticas alternativas associadas à quimioterapia, sendo a fitoterapia a mais utilizada, com 82% de adesão. Devido à prevalência elevada de terapias alternativas, acreditamos que os profissionais de enfermagem devem adquirir mais conhecimentos sobre estas práticas, a fim de orientar os pacientes de forma eficaz, melhorando, desta forma, sua qualidade de vida.

Downloads

Publicado

05-08-2008

Como Citar

Jaconodino, C. B., Amestoy, S. C., & Thofehrn, M. B. (2008). A UTILIZAÇÃO DE TERAPIAS ALTERNATIVAS POR PACIENTES EM TRATAMENTO QUIMIOTERÁPICO. Cogitare Enfermagem, 13(1). https://doi.org/10.5380/ce.v13i1.11953

Edição

Seção

Artigo Original