Open Journal Systems

A METODOLOGIA ATIVA NA RESIDÊNCIA EM GERÊNCIA DO CURSO DE ENFERMAGEM DA UEL

Marli T Oliveira Vannuchi, João José Batista de Campos

Resumo


Pesquisa qualitativa descritiva através da qual objetivou-se avaliar o aproveitamento de um módulo na perspectiva das estudantes da primeira turma da residência em gerência de serviços de enfermagem da Universidade Estadual de Londrina, durante o qual utilizou-se a metodologia ativa de ensino-aprendizagem denominada de "Relato da Prática". Este módulo ocorreu em dois meses divididos entre momentos de discussão em sala de aula e momentos protegidos para estudo em que as residentes buscavam a teorização. Os temas abordados emergiram do cotidiano das participantes em seus locais de trabalho em unidade hospitalar clínico-cirúrgica ou pronto socorro de hospitais de média e alta complexidade. Após o módulo, as participantes avaliaram o curso durante as reuniões e responderam a um formulário contendo questões abertas. Ao final da avaliação ficou evidente a satisfação das residentes com o resultado do uso da metodologia "Relato da Prática".


Palavras-chave


Ensino; Metodologias de ensino.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v12i3.10034