PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA IMPLEMENTAÇÃO DO DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA
DOI:
https://doi.org/10.5380/ce.v12i3.10020Palavras-chave:
Diagnóstico de enfermagem, Cuidados intensivos, Cuidados de enfermagem, Processo ensino-aprendizagem.Resumo
Neste estudo, o propósito foi desenvolver um processo de ensino-aprendizagem teórico-prático com estudantes de graduação sobre o diagnóstico de enfermagem para o cuidado em Terapia Intensiva, captando as experiências dos participantes desse processo. Participaram do estudo 20 estudantes do curso de graduação em Enfermagem regularmente matriculados na disciplina de Enfermagem em unidade de terapia intensiva. O processo foi desenvolvido em três momentos distintos. No primeiro momento, foram realizadas aulas extra-curriculares sobre sistematização da assistência de enfermagem com ênfase no diagnóstico de enfermagem. No segundo, o referencial teórico adotado foi implementado na UTI (campo de estágio da disciplina em questão) e, no terceiro momento, foram realizadas entrevistas semi- estruturadas. Os dados foram analisados através da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. Os discursos evidenciaram mudanças na percepção e no modo de fazer o cuidado de enfermagem, além de práticas centradas na saúde e no ser humano. Com o uso do diagnóstico de enfermagem, o cuidado passa a ser percebido como um momento de aproximação entre cuidador e ser cuidado e o processo a ser valorizado como norteador da assistência.
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