Villa Maria Zélia, memorias, imágenes y producción de un lugar

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5380/cra.v23i1.79360

Palabras clave:

Antropología Visual, Antropología Urbana, imagen, memoria

Resumen

La idea que nos moviliza en este artículo es la posibilidad de compartir una reflexión sobre la relación entre narrativas de la memoria en la producción de un espacio a partir de la construcción de un campo etnográfico agenciado por imágenes. La experiencia etnográfica y la reflexión que traemos aquí parten de tres instancias: un espectáculo de danza, una oficina de fotografía y diseño y la construcción de una película documental articulados en una situación etnográfica explicitada en la tensión de la negociación de uso de las ruinas de la “Escuela de Niñas” de la Villa Maria Zélia, en la ciudad de San Pablo. Esas instancias se enmarañan (Ingold) y posibilitan hablar sobre cómo diferentes experiencias del pasado, presente y, consecuentemente, futuro producen diferentes memorias de un lugar

Biografía del autor/a

Andréa Barbosa, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

Antropóloga, Professora Associada do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de São Paulo/UNIFESP, Andréa é mestre em Antropologia Social pelo Museu Nacional/UFRJ (1994) e doutora em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo/USP (2003). Pesquisadora do Grupo de Antropologia Visual da USP desde 1996 onde participou de 3 projetos temáticos da FAPESP e realizou Pós-doutorado sobre as relações entre imagem, memória e experiência urbana. Integra a equipe editorial da Revisa GIS – Gesto Imagem e Som da USP desde sua criação. Na UNIFESP, coordena desde 2007 o VISURB- Grupo de Estudos Visuais e Urbanos. Foi membro das comissões de Antropologia Visual da ABA-Associação Brasileira de Antropologia, da Comissão de audiovisual da ANPOCS. É autora dos livros São Paulo Cidade Azul (Alameda/FAPESP, 2012) e Antropologia e Imagem (Zahar, 2006); é organizadora e autora dos Livros A Experiência da Imagem na Etnografia (Terceiro Nome, 2016), Ciências Sociais em Diálogo (Ed. UNIFESP, 2014), Imagem-conhecimento (Papirus, 2009), Escrituras da Imagem (EDUSP, 2004). Dirigiu os documentários  O resto é o dia a dia (2001, Prêmio Realidade Brasileira no Festival de Cinema Universitário do Rio de Janeiro), No canto dos olhos (2006), Em(si)mesma (2006, Prêmio da Associação Brasileira de Documentaristas no Festival Internacional do filme Etnográfico), Caminhos da Memória: Miriam Moreira Leite (2007) e Pimentas nos olhos (2015). Em 2015, atuou como Visiting Scholar na SAME- School of Anthropology & Museum Ethnography, Oxford University. 
Desenvolve pesquisas nas áreas de Antropologia Visual e Antropologia Urbana

Fernando Monteiro Camargo, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Doutorando em Ciências Sociais na UNICAMP, Mestre em Ciências Sociais pela Unifesp, tenho especialização em Gestão Cultural pelo SENAC e sou Graduado em Ciências Sociais pela PUC de Campinas. Participo do grupo de Pesquisas Visuais e Urbanas (VISURB) coordenado pela Profa. Dra Andréa Barbosa na UNIFESP. De 2014 a 2016 fui membro da Comissão Editorial da Pensata – Revista dos Alunos de Pós Graduação em Ciências Sociais da Unifesp. Atuo na pesquisa, elaboração, desenvolvimento e realização de projetos nas áreas sociais, educacionais e culturais. Tenho experiência na área de Antropologia Urbana, Antropologia Visual, Patrimônio Cultural e Memória. Atualmente, tenho interesse principalmente nas relações entre: experimentações etnográficas, etnografia, escrita e imagem, desenho e fotografia, humanos e não-humanos, espacialidades e temporalidades.

Citas

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Publicado

2022-06-30

Cómo citar

Barbosa, A., & Camargo, F. M. (2022). Villa Maria Zélia, memorias, imágenes y producción de un lugar. Campos – Revista De Antropologia, 23(1), 143–171. https://doi.org/10.5380/cra.v23i1.79360

Número

Sección

Artigos