A contribuição é original e inédita, ou seja, não foi publicada previamente sob a forma de artigo ou capítulo de livro. Não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor" (por exemplo: "versão deste manuscrito foi apresentada no evento X em XXXX").
O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word (.doc ou .docx).
O texto segue estritamente os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, incluindo a bibliografia de acordo com o padrão APA. Todos os artigos citados incluem o doi (que pode ser pesquisado com o auxílio da ferramenta: https://doi.crossref.org/simpleTextQuery).
Todos os endereços de páginas na Internet (URLs) incluídos no texto estão ativos e prontos para clicar.
A identificação de autoria deste trabalho foi removida do corpo do texto. Também foi realizada inspeção do documento de modo a excluir registros de identificação (opção Propriedades no arquivo Word), garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, conforme instruções disponíveis em Assegurando a avaliação por pares cega.
Os metadados da submissão (dados de todos os autores, incluindo sua filiação institucional, e-mail e ORCID ID; título; resumo; palavras-chave; áreas de conhecimento; idioma) foram devidamente incluidos na plataforma.
No caso de submissões a dossiês, estou ciente de que devo incluir no campo "Comentários ao editor" o nome do dossiê para o qual o material é dirigido.
1. CAMPOS – Revista de Antropologia aceita as seguintes contribuições, que podem ser enviadas em português, inglês, francês ou espanhol (para publicação na língua original):
1.1. Artigos: os artigos devem ser inéditos. Não devem exceder 12.000 palavras, incluindo figuras, notas e referências bibliográficas.
1.2. Ensaios bibliográficos: balanço crítico sobre a contribuição de um ou vários livros, desde que tratem de temas correlatos, ao campo da Antropologia. Devem apresentar referência completa das obras analisadas, indicando o número de páginas de cada uma. Não devem exceder 6.000 palavras, incluindo referências bibliográficas e notas.
1.3. Resenhas: resenhas de livros ou de filmes etnográficos editados nos três últimos anos, seja título nacional ou estrangeiro. Devem apresentar no título a referência completa da obra analisada, conforme o padrão bibliográfico adotado pela revista. Não devem conter notas ou referências bibliográficas fora do texto. Não devem exceder 2.000 palavras.
1.4. Traduções: traduções de trabalhos relevantes no campo da Antropologia e indisponíveis em língua portuguesa. Devem ser acompanhadas de cópia do original utilizado na tradução, bem como da autorização do detentor dos direitos autorais (autor e/ou editoras) permitindo sua publicação em português. O eventual pagamento de taxas relativas à autorização da tradução é de responsabilidade do proponente da tradução. Não devem exceder 12.000 palavras, incluindo figuras, notas e referências bibliográficas.
1.5. Entrevistas: devem apresentar o(s) nome(s) do(s) entrevistado(s) como primeiro(s) autor(es), seguido pelo nome do(s) entrevistador(es). Deve conter uma apresentação de cerca de 500 palavras. As submissões devem ser acompanhadas da autorização do(s) entrevistado(s), concordando com a publicação do trabalho. Não devem exceder 12.000 palavras.
1.6 Ensaios etnofotográficos: ensaios visuais contendo entre 6 e 12 imagens, p&b ou coloridas, com resolução a partir de 300 dpi. Legendas são opcionais. Os ensaios devem ser acompanhados de uma apresentação com até 2.000 palavras e as devidas autorizações de uso de imagem.
2. Todas as submissões indexadas, com exceção das resenhas, precisam ser acompanhadas por três elementos: título, resumo e palavras-chave, todos apresentados em português, inglês e espanhol, dispostos na primeira página do material. O resumo deve conter entre 100 e 150 palavras. A lista de palavras-chave deve conter entre três e cinco descritores, separados por ponto-e-vírgula. Recomenda-se a utilização do Thesaurus UNESCO para definição dos descritores.
3. São aceitas submissões em fluxo contínuo e mediante chamadas específicas.
4. A pertinência para publicação será avaliada pela Comissão Editorial, no que diz respeito à adequação ao perfil e linha editorial da CAMPOS – Revista de Antropologia (desk review), e por pareceristas ad hoc em regime de duplo-cego (double blind review), no que diz respeito ao conteúdo e qualidade das contribuições.
5. As submissões devem ser encaminhadas exclusivamente via SER - UFPR. Os textos devem ser submetidos em formato .DOC (não serão admitidas submissões em PDF). A primeira versão do texto deve ser submetida sem quaisquer marcas de identificação de autoria (isto é, sem nome e informações institucionais, agradecimentos, vinculação do artigo a projetos de pesquisa e financiamentos), assegurando a avaliação por pares cega. Pela mesma razão, os trabalhos de própria autoria eventualmente citados no manuscrito devem ser substituídos pela seguinte notação: Autor/a, ano.
6. Durante a submissão os autores deverão registrar na plataforma os seguintes metadados: nome completo; ORCID ID, filiação institucional (nome da instituição por extenso), país, resumo da biografia (titulação máxima), título da submissão em português, resumo em português, área de conhecimento, palavras-chave, idioma e, se for o caso, agência de financiamento da pesquisa. Também se solicita a inclusão das referências bibliográficas (com doi, sempre que disponível) no respectivo campo da plataforma OJS, que hospeda a revista.
7. Imagens (em formato JPG, TIFF ou GIF) devem sempre ser encaminhadas como documentos suplementares, uma a uma, com resolução mínima de 300dpi. O texto principal deve apresentar indicação do ponto da inserção das imagens. No texto, todas as figuras devem ser numeradas e tituladas corretamente, incluindo a devida fonte da imagem e, quando cabível, autorização para sua reprodução.
8. Os textos deverão ser formatados considerando os seguintes parâmetros: tamanho A4; margens de 3 cm; fonte Times New Roman, corpo 12; espaçamento entrelinhas 1,5; espaçamento entre parágrafos 0; alinhamento justificado; recuo especial na primeira linha 1,25. Citações superiores a três linhas devem aparecer em parágrafo próprio, com recuo de quatro centímetros, fonte Times New Roman, corpo 11, espaçamento entrelinhas 1,0.
9. Deve-se reservar o recurso das notas para esclarecimentos e adendos substantivos ao texto. O uso de notas meramente referenciais deve ser evitado, devendo a remissão à bibliografia ser inserida diretamente no corpo do texto com o seguinte formato: sobrenome do autor/vírgula/ano de publicação/dois pontos/página, conforme exemplo: (Sahlins, 1995:43-47). Recomenda-se que as notas não ultrapassem a extensão de 500 caracteres com espaço.
10. O uso do itálico deve ser reservado a palavras estrangeiras, termos nativos e títulos de obras citadas no corpo do texto. Negritos e sublinhados não devem ser utilizados no corpo do texto.
11. Desde 2021 a Campos adota o estilo de referência da American Psychological Association (APA) - 6a. ed . Dispostas em ordem alfabética no final do trabalho, as referências devem respeitar (com especial atenção ao uso de maiúsculas, itálico, pontuação e ordem de elementos) o formato que aparece nos seguintes exemplos:
a) livro
Único autor: Dumont, L. (1966). Homo hierarchicus: le système des castes et ses implications. Paris: Gallimard.
Dois ou mais autores: Comaroff, J., & Comaroff. J. (1992). Ethnography And The Historical Imagination. Colorado: Westview Press.
b) coletânea na íntegra
Overing, J. (ed). (1985). Reason and Morality. London & New Yoik: Tavistock Publications.
c) capítulo de livro
Strathern, M. (1980). No nature, no culture: the Hagen case. In C. MacCormack & M. Strathern (eds). Nature, culture and gender (pp. 174-222). Cambridge: Cambridge University Press.
d) artigo em periódico
Herzfeld, M. (2019). What is a polity? 2018 Lewis H. Morgan Lecture. HAU: Journal of Ethnographic Theory, 9(1), 23–35. http://dx.doi.org/10.1086/703684
e) tese acadêmica
Garcia Jr, A. R. (1983). O Sul: Caminho do Roçado - Estratégias de Reprodução Camponesa e Transformação Social (Tese de Doutorado). Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.
12. Autores mantém os direitos autorais com o trabalho publicado sob a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).
13. As afirmações e conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta responsabilidade dos seus autores.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1 Autores mantém os direitos autorais com o trabalho publicado sob a Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Não Comercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
2 Autores têm autorização para distribuição, da versão do trabalho publicada nesta revista, em repositório institucional, temático, bases de dados e similares com reconhecimento da publicação inicial nesta revista;
3 Os trabalhos publicados nesta revista serão indexados em bases de dados, repositórios, portais, diretórios e outras fontes em que a revista está e vier a estar indexada.
Salvar
Os nomes e endereços de email neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.