Vila Maria Zélia: memories, images, and the making of a place

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5380/cra.v23i1.79360

Keywords:

Visual Anthropology, Urban Anthropology, Image, Memory

Abstract

The idea that moves us in this paper is the possibility of sharing a reflection on the relationship between memory narratives in the production of a space based on the construction of an ethnographic field brokered by images. The ethnographic experience and reflection brought here are based on three instances: a dance show, photography and drawing workshop, and the construction of a documentary film articulated in an ethnographic situation explained in the tension and negotiation of the use of the ruins of the “Girls’ School” from Vila Maria Zélia, in the city of São Paulo. These instances are entangled and make it possible for us to talk about how different experiences of the past, present, and, consequently the future, produce different memories of a place

Author Biographies

Andréa Barbosa, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

Antropóloga, Professora Associada do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de São Paulo/UNIFESP, Andréa é mestre em Antropologia Social pelo Museu Nacional/UFRJ (1994) e doutora em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo/USP (2003). Pesquisadora do Grupo de Antropologia Visual da USP desde 1996 onde participou de 3 projetos temáticos da FAPESP e realizou Pós-doutorado sobre as relações entre imagem, memória e experiência urbana. Integra a equipe editorial da Revisa GIS – Gesto Imagem e Som da USP desde sua criação. Na UNIFESP, coordena desde 2007 o VISURB- Grupo de Estudos Visuais e Urbanos. Foi membro das comissões de Antropologia Visual da ABA-Associação Brasileira de Antropologia, da Comissão de audiovisual da ANPOCS. É autora dos livros São Paulo Cidade Azul (Alameda/FAPESP, 2012) e Antropologia e Imagem (Zahar, 2006); é organizadora e autora dos Livros A Experiência da Imagem na Etnografia (Terceiro Nome, 2016), Ciências Sociais em Diálogo (Ed. UNIFESP, 2014), Imagem-conhecimento (Papirus, 2009), Escrituras da Imagem (EDUSP, 2004). Dirigiu os documentários  O resto é o dia a dia (2001, Prêmio Realidade Brasileira no Festival de Cinema Universitário do Rio de Janeiro), No canto dos olhos (2006), Em(si)mesma (2006, Prêmio da Associação Brasileira de Documentaristas no Festival Internacional do filme Etnográfico), Caminhos da Memória: Miriam Moreira Leite (2007) e Pimentas nos olhos (2015). Em 2015, atuou como Visiting Scholar na SAME- School of Anthropology & Museum Ethnography, Oxford University. 
Desenvolve pesquisas nas áreas de Antropologia Visual e Antropologia Urbana

Fernando Monteiro Camargo, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Doutorando em Ciências Sociais na UNICAMP, Mestre em Ciências Sociais pela Unifesp, tenho especialização em Gestão Cultural pelo SENAC e sou Graduado em Ciências Sociais pela PUC de Campinas. Participo do grupo de Pesquisas Visuais e Urbanas (VISURB) coordenado pela Profa. Dra Andréa Barbosa na UNIFESP. De 2014 a 2016 fui membro da Comissão Editorial da Pensata – Revista dos Alunos de Pós Graduação em Ciências Sociais da Unifesp. Atuo na pesquisa, elaboração, desenvolvimento e realização de projetos nas áreas sociais, educacionais e culturais. Tenho experiência na área de Antropologia Urbana, Antropologia Visual, Patrimônio Cultural e Memória. Atualmente, tenho interesse principalmente nas relações entre: experimentações etnográficas, etnografia, escrita e imagem, desenho e fotografia, humanos e não-humanos, espacialidades e temporalidades.

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Published

2022-06-30

How to Cite

Barbosa, A., & Camargo, F. M. (2022). Vila Maria Zélia: memories, images, and the making of a place. Campos - Revista De Antropologia, 23(1), 143–171. https://doi.org/10.5380/cra.v23i1.79360

Issue

Section

Artigos