USO DE AI+3 PARA EVITAR FORMAÇÃO DE FLOCOS EM AGUARDENTE DE CANA

Autores

  • MARIA GABRIELA B. KOBLITZ UNICAMP, Campinas, SP
  • ROBERTO H. MORETTI Universidade Estadual de Campinas SP

DOI:

https://doi.org/10.5380/cep.v16i2.14019

Palavras-chave:

AGUARDENTE DE CANA-FORMAÇÃO DE FLOCOS, XAROPES DE SACAROSE-ESTABILIDADE, SUPERFÍCIE DE RESPOSTA. SUGARCANE SPIRITS-HAZE FORMATION, SACCHAROSE SYRUPS-STABILITY, RESPONSE SURFACE METHOD.

Resumo

Buscou-se metodologia que possibilitasse o tratamento de xaropes de sacarose, para evitar a formação de flocos em aguardentes de cana "arredondadas" com açúcar cristal tipo superior. Para tanto, foram testadas diferentes combinações de policloreto de alumínio, polieletrólitos e valores de pH, de acordo com o planejamento experimental de superfície de resposta. Pretendeu-se também estabelecer método rápido para avaliação da eficiência dos tratamentos. De acordo com a tecnologia desenvolvida foi possível prolongar a estabilidade dos xaropes em álcool. Entretanto, não foi possível estabelecer relações diretas entre a estabilidade e os métodos usados para estimá-Ia.

Downloads

Como Citar

KOBLITZ, M. G. B., & MORETTI, R. H. (1998). USO DE AI+3 PARA EVITAR FORMAÇÃO DE FLOCOS EM AGUARDENTE DE CANA. Boletim Do Centro De Pesquisa De Processamento De Alimentos, 16(2). https://doi.org/10.5380/cep.v16i2.14019

Edição

Seção

Artigos