AVALIAÇÃO DE DOZE CULTIVARES DE BATATA DOCE (Ipomea batatas, L.) COLHIDAS NA ÁREA EXPERIMENTAL DA UNIVERSIDADE DE LONDRINA
DOI:
https://doi.org/10.5380/cep.v6i2.15114Palavras-chave:
BATATA-DOCE - AVALIAÇÃO TECNOLÓGICA. SWEET POTATOES - TECHNOLOGICAL EVALUATION.Resumo
Raízes de doze cultivares de batata-doce, colhidas em 1985 após um ciclo vegetativo, foram utilizadas para processamento de farinha, que apresentaram teores médios de 46,0% de amido, 4,64% de proteína, 1,88% de fibras, 2,77% de cinzas, 1,34% de extrato etéreo e 2,08 de pectina. No caldo, extraído por prensagem mecânica e com teor médio de sólidos solúveis totais de 10,8 BRIX, foram detectadas atividades enzimáticas de hidrólise de amido e de oxidação de polifenois. Em função das características estudadas, as variedades foram avaliadas como matéria-prima para indústrias de processamento de farinha, de doces de massa e de fermentação alcoólica, bem como produto final para consumo de mesa.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright for articles published in this magazine belongs to the author, with first publication rights for the magazine. By virtue of appearing in this public access magazine, the articles are free to use, with their own attributions, in educational and non-commercial applications.
