TECNOLOGIA DE ULTRAVIOLETA PARA PRESERVAÇÃO DE ALIMENTOS

Autores

  • ANDRÉA MADALENA MACIEL GUEDES Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • DAIANA NOVELLO Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • GISELE M. DE PAULA MENDES
  • MARCELO CRISTIANINI

DOI:

https://doi.org/10.5380/cep.v27i1.14953

Palavras-chave:

RADIAÇÃO ULTRAVIOLETA, PROCESSAMENTO DE ALIMENTOS, PRESERVAÇÃO DE ALIMENTOS. ULTRAVIOLET RADIATION, FOOD PROCESS, FOOD PRESERVATION.

Resumo

Este trabalho de revisão de literatura teve como objetivo levantar informações sobre a utilização da tecnologia ultravioleta (UV) na indústria de alimentos, seus efeitos e potenciais de aplicação. Foram abordados aspectos como origem, conceito e aplicações da tecnologia na indústria de equipamentos e mecanismos de funcionamento. A aplicação de radiação UV na descontaminação de produtos alimentícios ainda é pouco utilizada por seu baixo grau de penetração, mas sabe-se que pode ser facilmente aplicada a produtos alimentícios líquidos e sólidos. Os estudos revisados destacam o potencial que o processo ultravioleta oferece para a obtenção de produtos alimentícios mais frescos e com melhores características, podendo ser aplicado para produzir alimentos seguros, tendo em vista que esse tipo de radiação é letal para muitos microrganismos.

Downloads

Publicado

2009-08-12

Como Citar

GUEDES, A. M. M., NOVELLO, D., MENDES, G. M. D. P., & CRISTIANINI, M. (2009). TECNOLOGIA DE ULTRAVIOLETA PARA PRESERVAÇÃO DE ALIMENTOS. Boletim Do Centro De Pesquisa De Processamento De Alimentos, 27(1). https://doi.org/10.5380/cep.v27i1.14953

Edição

Seção

Artigos