USO DE AI+3 PARA EVITAR FORMAÇÃO DE FLOCOS EM AGUARDENTE DE CANA
DOI:
https://doi.org/10.5380/cep.v16i2.14019Palavras-chave:
AGUARDENTE DE CANA-FORMAÇÃO DE FLOCOS, XAROPES DE SACAROSE-ESTABILIDADE, SUPERFÍCIE DE RESPOSTA. SUGARCANE SPIRITS-HAZE FORMATION, SACCHAROSE SYRUPS-STABILITY, RESPONSE SURFACE METHOD.Resumo
Buscou-se metodologia que possibilitasse o tratamento de xaropes de sacarose, para evitar a formação de flocos em aguardentes de cana "arredondadas" com açúcar cristal tipo superior. Para tanto, foram testadas diferentes combinações de policloreto de alumínio, polieletrólitos e valores de pH, de acordo com o planejamento experimental de superfície de resposta. Pretendeu-se também estabelecer método rápido para avaliação da eficiência dos tratamentos. De acordo com a tecnologia desenvolvida foi possível prolongar a estabilidade dos xaropes em álcool. Entretanto, não foi possível estabelecer relações diretas entre a estabilidade e os métodos usados para estimá-Ia.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright for articles published in this magazine belongs to the author, with first publication rights for the magazine. By virtue of appearing in this public access magazine, the articles are free to use, with their own attributions, in educational and non-commercial applications.
