Perfil da política setorial de esporte em âmbito federal – análise a partir das ações específicas (2017-2018)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jlasss.v14i1.83847

Palavras-chave:

Políticas públicas, Esporte, Ministério do Esporte.

Resumo

O duplo objetivo da presente pesquisa foi identificar o perfil da política setorial federal de esporte no Brasil a partir da análise de programas, projetos e/ou ações desenvolvidos pelo então Ministério do Esporte entre os anos de 2017 e 2018 por meio da utilização da Matriz Analítica das Características de Políticas Públicas; e verificar a potencialidade de tal instrumento para análise de programas, projetos e/ou ações específicos, vez que originalmente destinou-se à investigação de políticas setoriais em seu todo. Trata-se de uma pesquisa descritivo-exploratória cuja fonte o site do próprio Ministério do Esporte. Os resultados apontaram que a política setorial federal de esporte no Brasil apresenta um perfil de: destinatários diferenciais e efeitos coletivos; suscetibilidade a oscilações externas; impactos pouco previsíveis; escopo próprio; alta complexidade; muitas escalas, riscos, incertezas e escolhas trágicas; e caráter distributivo. A MACPP apresenta potencial para análise de programas, projetos e/ou ações específicos mais fidedignamente do que para análise generalista da política setorial como um todo.

Biografia do Autor

Felipe Canan, Universidade do Estado do Amazonas

Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) (2002), graduação em Direito pela Universidade Paranaense (UNIPAR) (2015), mestrado em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) (2008) e doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) (2018). É Professor Adjunto e Coordenador (2021-2023) do Curso de Educação Física Regular da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Segurança Pública, Cidadania e Direitos Humanos (PPGSP) da UEA e líder do Grupo de Pesquisa Práxis - Teoria e Prática da Educação Física (UEA/CNPq). Estuda e pesquisa a Educação Física/Esporte em perspectiva pedagógica e sociocultural, especialmente nas áreas da Pedagogia e Política de Educação Física/Esporte.

Temistocles Damasceno Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Licenciado em Educação Física pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); bacharel em Gestão Pública pela Universidade Estadual de Maringá (UEM); especialista em Metodologia da Educação Física e Esporte pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC); especialista em Atividade Física e Saúde pela Faculdade de Tecnologia e Ciência (FTC); mestre em Desenvolvimento Regional e Urbano pela Universidade de Salvador (UNIFACS). Discente do doutorado em Educação Física da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Faz parte do corpo docente do curso de Educação Física da UESB e coordena o Centro de Estudos em Política e Gestão do Esporte e Lazer - CEGEL.

Pedro Henrique Iglesiaz Menegaldo, Universidade Estadual de Maringá

Aluno de doutorado do Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL, na área de concentração Práticas Sociais em Educação Física . Mestre em Educação Física pelo mesmo PPG, na linha de Práticas, Políticas e Produção do Conhecimento em Educação Física (2019). Graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (2015) e Bacharel em Educação Física pela Universidade Norte do Paraná (2016). Tem experiência na área de Gestão do Esporte e Lazer e na área de Educação Física Escolar. Os estudos são voltados as áreas de: Políticas Públicas de Esporte de Lazer; Gestão do Esporte e Lazer; Sociologia do Esporte; Produção do Conhecimento em Educação Física. Atualmente estuda o tema de Avaliação de Políticas Públicas de Esporte e Aspectos Pedagógicos da Educação Física.

Fernando Augusto Starepravo, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (2003), mestrado (2005) e doutorado em Educação Física (2011) pela mesma Instituição. Realizou estágio de pós-doutorado na Loughborough University (UK) entre 2019 e 2020. Seus estudos estão voltados especialmente às políticas públicas de esporte e lazer, atuando principalmente nos seguintes temas: Estado, esporte, sociologia, políticas públicas, esporte universitário e lazer. Atualmente é professor do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e do Programa de Pós-graduação Associado em Educação Física UEM-UEL, além de coordenar o Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Públicas de Esporte e Lazer (GEPPOL/CNPq) e colaborar no Instituto Inteligência Esportiva da UFPR.

Downloads

Publicado

2022-08-04

Como Citar

Canan, F., Silva, T. D., Menegaldo, P. H. I., & Starepravo, F. A. (2022). Perfil da política setorial de esporte em âmbito federal – análise a partir das ações específicas (2017-2018). Revista Da ALESDE, 14(1), 21–44. https://doi.org/10.5380/jlasss.v14i1.83847

Edição

Seção

Artigos Originais