Perfil da política setorial de esporte em âmbito federal – análise a partir das ações específicas (2017-2018)
DOI:
https://doi.org/10.5380/jlasss.v14i1.83847Palavras-chave:
Políticas públicas, Esporte, Ministério do Esporte.Resumo
O duplo objetivo da presente pesquisa foi identificar o perfil da política setorial federal de esporte no Brasil a partir da análise de programas, projetos e/ou ações desenvolvidos pelo então Ministério do Esporte entre os anos de 2017 e 2018 por meio da utilização da Matriz Analítica das Características de Políticas Públicas; e verificar a potencialidade de tal instrumento para análise de programas, projetos e/ou ações específicos, vez que originalmente destinou-se à investigação de políticas setoriais em seu todo. Trata-se de uma pesquisa descritivo-exploratória cuja fonte o site do próprio Ministério do Esporte. Os resultados apontaram que a política setorial federal de esporte no Brasil apresenta um perfil de: destinatários diferenciais e efeitos coletivos; suscetibilidade a oscilações externas; impactos pouco previsíveis; escopo próprio; alta complexidade; muitas escalas, riscos, incertezas e escolhas trágicas; e caráter distributivo. A MACPP apresenta potencial para análise de programas, projetos e/ou ações específicos mais fidedignamente do que para análise generalista da política setorial como um todo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).




