O corpo no campo acadêmico da Educação Física na Argentina e no Brasil: crítica e renovação da disciplina

Autores

  • Eduardo Galak Universidade Nacional de La Plata
  • Fábio Zoboli Universidade Federal de Sergipe
  • Ivan Marcelo Gomes Universidade Federal do Espírito Santo
  • Felipe Quintão de Almeida Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.5380/jlasss.v9i2.61266

Palavras-chave:

Corpo, Periódicos de Educação Física, Produção do conhecimento, Brasil, Argentina

Resumo

Este artigo está inserido no contexto de uma pesquisa cujo objetivo foi estabelecer comparações entre a produção do conhecimento sobre o corpo em revistas da Educação Física do Brasil e da Argentina, procurando interpelar o vínculo destas produções com os movimentos de renovação epistêmica do campo. Em termos metodológicos, realiza-se uma análise de conteúdo dos artigos sobre o corpo em oito periódicos brasileiros e um argentino. Nos 37 anos (1979-2016) pesquisados se observou uma mudança teórica na conceitualização do corpo, especialmente vinculada ao que pode ser entendido como uma “virada culturalista do corpo”. Neste sentido, como resultado percebe-se o risco em ambos os países de, fugindo da naturalização, adotar uma culturalização que acaba por universalizar e inclusive naturalizar os significados sobre o corpo.

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Publicado

2018-09-11

Como Citar

Galak, E., Zoboli, F., Gomes, I. M., & Almeida, F. Q. de. (2018). O corpo no campo acadêmico da Educação Física na Argentina e no Brasil: crítica e renovação da disciplina. Revista Da ALESDE, 9(2), 79–90. https://doi.org/10.5380/jlasss.v9i2.61266