O corpo no campo acadêmico da Educação Física na Argentina e no Brasil: crítica e renovação da disciplina
DOI:
https://doi.org/10.5380/jlasss.v9i2.61266Palavras-chave:
Corpo, Periódicos de Educação Física, Produção do conhecimento, Brasil, ArgentinaResumo
Este artigo está inserido no contexto de uma pesquisa cujo objetivo foi estabelecer comparações entre a produção do conhecimento sobre o corpo em revistas da Educação Física do Brasil e da Argentina, procurando interpelar o vínculo destas produções com os movimentos de renovação epistêmica do campo. Em termos metodológicos, realiza-se uma análise de conteúdo dos artigos sobre o corpo em oito periódicos brasileiros e um argentino. Nos 37 anos (1979-2016) pesquisados se observou uma mudança teórica na conceitualização do corpo, especialmente vinculada ao que pode ser entendido como uma “virada culturalista do corpo”. Neste sentido, como resultado percebe-se o risco em ambos os países de, fugindo da naturalização, adotar uma culturalização que acaba por universalizar e inclusive naturalizar os significados sobre o corpo.
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