Os e-Sports como esporte contemporâneo: a tecnologia como um elemento civilizador

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5380/ra.v16i2.93096

Palabras clave:

E-Sports, Recurso Tecnológico, Sociologia Figuracional.

Resumen

O presente ensaio objetiva refletir sobre os e-Sports como um elemento do processo de esportivização contemporâneo. Para esse propósito, lançamos mão do aporte teórico Norbert Elias. Embora esse autor não tenha discutido os impactos dos recursos tecnológicos no campo esportivo, entendemos que suas teorias configuram-se como um elemento fulcral para o entendimento da relação entre esporte e sociedade a partir da utilização dos recursos tecnológicos como um elemento civilizador. Nesse sentido, o aumento da aplicação desses recursos evoca o desenvolvimento de novas configurações no campo esportivo, como o apontamento dos e-Sports como uma prática esportiva. Dessa forma, essa prática consolida-se como um elemento que tensiona certas conceituações do esporte, desencadeando a proposição de percepções que balizam essa prática a partir de uma segunda esportivização, marcada por transformações significativas do esporte, entre elas, a inserção das tecnologias de modo a conferir previsibilidade ao jogo. Atrelado a isso, consideramos que as modificações nas estruturas da sociedade são o resultado de um processo de longo prazo que perfazem um caminho não-linear de diferenciação social em que cada vez mais elementos - nesse caso, a tecnologia - devem ser levados em consideração nas reflexões sobre o comportamento e, nesse ínterim, ao esporte.

Biografía del autor/a

Flávio Py Mariante Neto, Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)

Possui Graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestrado em ciências do movimento humano (UFRGS). Doutorado em ciências do Movimento humano (UFRGS). Participou do grupo de Estudos socioculturais em Educação Física (GESEF-UFRGS) entre 2007 e 2016. Professor adjunto da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) desde 2016. Leciona disciplinas nas áreas das Lutas, Biomecânica, Teoria do treinamento, Psicologia do esporte, entre outras. Realiza orientações de estágio e TCC em várias áreas do conhecimento. Estuda, preponderantemente, aspectos psicossociais na área de lutas, artes marciais e esportes de combate. É coordenador do grupo de pesquisa em sociologia do esporte (GESOE), desde 2019.

George Almeida Lima, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF); Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC)

Mestrando em Educação Física pela Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF. É membro do Grupo de Estudos em Educação e Práticas Corporais (GEEPRACOR/UNIVASF), membro do Grupo de estudos e pesquisas em Educação Física escolar (GEPEFE\UECE) e membro do grupo de estudos em sociologia do esporte (GESOE/ULBRA). Realiza pesquisas sobre os aspectos socioculturais da Educação Física, Sociologia do Esporte e Educação Física escolar. E-mail: george_almeida.lima@hotmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0899-0427

Daniel Giordani Vasques, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professor da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID) e do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutor em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS, onde fez estudos de pós-doutorado. Mestre e Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atuou como editor-chefe da Revista Cadernos do Aplicação (2022-2023), membro do Comitê de Ética para Pesquisas com Seres Humanos da UFRGS (2020-2021) e da Comissão de Pesquisa do Colégio de Aplicação da UFRGS (2019-2021). Atuou no ensino básico, em escolas públicas e privadas, e no ensino superior, em cursos de licenciatura e bacharelado em Educação Física. Foi coordenador do curso de licenciatura em Educação Física na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) (2010-2012). É líder do GESOE (Grupo de Estudos Sociais em Educação Física, Esporte e Lazer) e do GPICCE (Grupo de Pesquisa em Iniciação Científica, Ciência e Educação); e pesquisador do GESEF (Grupo de Estudos Socioculturais em Educação Física) e do INCT Estudos do Futebol Brasileiro. 

Citas

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Publicado

2024-12-18

Cómo citar

Mariante Neto, F. P., Lima, G. A., & Vasques, D. G. (2024). Os e-Sports como esporte contemporâneo: a tecnologia como um elemento civilizador. Revista De La ALESDE, 16(2). https://doi.org/10.5380/ra.v16i2.93096