Os e-Sports como esporte contemporâneo: a tecnologia como um elemento civilizador
DOI:
https://doi.org/10.5380/ra.v16i2.93096Palabras clave:
E-Sports, Recurso Tecnológico, Sociologia Figuracional.Resumen
O presente ensaio objetiva refletir sobre os e-Sports como um elemento do processo de esportivização contemporâneo. Para esse propósito, lançamos mão do aporte teórico Norbert Elias. Embora esse autor não tenha discutido os impactos dos recursos tecnológicos no campo esportivo, entendemos que suas teorias configuram-se como um elemento fulcral para o entendimento da relação entre esporte e sociedade a partir da utilização dos recursos tecnológicos como um elemento civilizador. Nesse sentido, o aumento da aplicação desses recursos evoca o desenvolvimento de novas configurações no campo esportivo, como o apontamento dos e-Sports como uma prática esportiva. Dessa forma, essa prática consolida-se como um elemento que tensiona certas conceituações do esporte, desencadeando a proposição de percepções que balizam essa prática a partir de uma segunda esportivização, marcada por transformações significativas do esporte, entre elas, a inserção das tecnologias de modo a conferir previsibilidade ao jogo. Atrelado a isso, consideramos que as modificações nas estruturas da sociedade são o resultado de um processo de longo prazo que perfazem um caminho não-linear de diferenciação social em que cada vez mais elementos - nesse caso, a tecnologia - devem ser levados em consideração nas reflexões sobre o comportamento e, nesse ínterim, ao esporte.
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