Os e-Sports como esporte contemporâneo: a tecnologia como um elemento civilizador
DOI:
https://doi.org/10.5380/ra.v16i2.93096Keywords:
E-Sports, Recurso Tecnológico, Sociologia Figuracional.Abstract
O presente ensaio objetiva refletir sobre os e-Sports como um elemento do processo de esportivização contemporâneo. Para esse propósito, lançamos mão do aporte teórico Norbert Elias. Embora esse autor não tenha discutido os impactos dos recursos tecnológicos no campo esportivo, entendemos que suas teorias configuram-se como um elemento fulcral para o entendimento da relação entre esporte e sociedade a partir da utilização dos recursos tecnológicos como um elemento civilizador. Nesse sentido, o aumento da aplicação desses recursos evoca o desenvolvimento de novas configurações no campo esportivo, como o apontamento dos e-Sports como uma prática esportiva. Dessa forma, essa prática consolida-se como um elemento que tensiona certas conceituações do esporte, desencadeando a proposição de percepções que balizam essa prática a partir de uma segunda esportivização, marcada por transformações significativas do esporte, entre elas, a inserção das tecnologias de modo a conferir previsibilidade ao jogo. Atrelado a isso, consideramos que as modificações nas estruturas da sociedade são o resultado de um processo de longo prazo que perfazem um caminho não-linear de diferenciação social em que cada vez mais elementos - nesse caso, a tecnologia - devem ser levados em consideração nas reflexões sobre o comportamento e, nesse ínterim, ao esporte.
References
Borsato, M., Brasil, M. R., Oliveira, V. M. D., Mattes, V. V., & Souza, J. D. (2019). The academic-scientific production on electronic games in Physical Education journals in Brazil. Motrivivência, 31(60). http://dx.doi.org/10.5007/2175-8042.2019e59692
Bourdieu, P. (1983). Como é possível ser esportivo. Questões de sociologia, 136-153.
Bourdieu, P. (1997). Os Jogos Olímpicos. In: BOURDIEU, P. Sobre a televisão. Rio de Janeiro: Zahar, 123-127.
Bourdieu, P. (1990). Programa para uma sociologia do esporte. Coisas ditas, 207-220.
Elias, N. (2001). A sociedade de corte. Zahar.
Elias, N. (1994). O processo civilizador: Uma história dos Costumes, Volume I. Rio de Janeiro: Editora Jorge Zahar Editor.
Elias, N. (1993). O Processo Civilizador 2: formação do Estado e civilização. Rio de Janeiro: Editora Jorge Zahar Editor.
Elias, N.; DUNNING, E. (2019). A busca da excitação: desporto e lazer no processo civilizacional. Coimbra: Edições 70.
Elias, N.; DUNNING, E. (1992). A busca da excitação. Lisboa: Difel.
Ferreira, J. B. (2021). Os “E’s” dos e-sports: uma análise polissêmica do esporte eletrônico. Revista da ALESDE, 13(2), 51-64. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/alesde/article/view/81705/45573 Acesso em: 30 set. 2023.
Godtsfriedt, J., & Cardoso, F. L. (2021). E-Sports: uma prática esportiva atual. Motrivivência, 33(64). https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e80001
Guttmann, A. (1978). From ritual to record: the nature of modern sports. New York: Columbia University.
Heere, B. (2018). Embracing the sportification of society: Defining e-sports through a polymorphic view on sport. Sport management review, 21(1), 21-24. https://doi.org/10.1016/j.smr.2017.07.002
Hobsbawm, E. A Produção em Massa de Tradições: Europa, 1870 a 1914. in. HOBSBAWM, E & RANGER, T (orgs). A Invenção das Tradições, 271-316.
Lam, A. T., Perera, T. P., Quirante, K. B. A., Wilks, A., Ionas, A. J., & Baxter, G. D. (2020). E-athletes’ lifestyle behaviors, physical activity habits, and overall health and wellbeing: a systematic review. Physical Therapy Reviews, 25(5-6), 449-461. https://doi.org/10.1080/10833196.2020.1843352
Loçasso, V. V. S., & Venâncio, L. S. (2019). Jogos Eletrônicos: uma nova modalidade esportiva?. Revista Interdisciplinar Sulear, (3). Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/sulear/article/view/4339 Acesso em: 30 set. 2023.
Macedo, T., & Falcão, T. (2019). E-Sports, herdeiros de uma tradição. Intexto, 246-267. http://dx.doi.org/10.19132/1807-8583201945.246-267
Marchi Júnior, W. (2016). O esporte “em cena”: perspectivas históricas e interpretações conceituais para a construção de um Modelo Analítico. Revista da ALESDE, 5(1), 46-67.. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/alesde/article/view/43890/28770 Acesso em: 30 set. 2023.
Mariante Neto, F. P., Vasques, D. G., & Stigger, M. P. (2021). “se perder e der show, vai lutar de novo!” MMA e o conceito de esporte. Movimento, e27030-e27030.https://doi.org/10.22456/1982-8918.108259
Medeiros, B., & Sayeg, R. (2022). E-sports and the application of sports and labor legislation. International Journal of Innovation, 10(2), 212-240. https://doi.org/10.5585/iji.v10i2.21570
Moser, A. (2023). Ministra Ana Moser diz que e-Sports não são esportes. Redação do Globo Esporte, São Paulo, SP, 10/01/2023. Disponível em: https://ge.globo.com/esports/noticia/2023/01/10/ministra-ana-moser-diz-que-esports-nao-sao-esporte.ghtml Acesso em: 30 set. 2023.
Pezdek, K., Bronikowski, M., Wawrzyniak, S., Ludwiczak, M., Węgrzyn, M., & Bronikowska, M. (2023). Is e-sport a fully-fledged sport? Moral, educational and social dilemmas of e-sport. The Journal of sports medicine and physical fitness. https://doi.org/10.23736/s0022-4707.23.14824-9
Sukhodimtsev, P. A. (2018). On problem of training of professional commentators of computer sports (e-sports). NAUCHNYI DIALOG, (7), 346-357. https://doi.org/10.24224/2227-1295-2018-7-346-357
Veiga, C. G. (2005). Pensando com Elias as relações entre Sociologia e História da Educação. Pensadores sociais e história da educação. Belo Horizonte: Autêntica, 139-166.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
(a) Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution License that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
(b) Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
(c) Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) after the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work (See The Effect of Open Access).