REFLEXÕES SOBRE A OBRA “POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS PARA A ABORDAGEM DO ESPORTE NAS CIÊNCIAS SOCIAIS”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jlasss.v12i2.70896

Palavras-chave:

Metodologias, Ciências Sociais, Esporte.

Resumo

A presente resenha buscou apresentar e discutir as contribuições do livro “Possibilidades metodológicas para a abordagem do esporte nas Ciências Sociais”. Trata-se de uma coletânea de textos, escritos por 22 pesquisadores vinculados a universidades do Paraná/Brasil. Cada um deles abordou um método científico para ser utilizado em pesquisas sobre esporte e lazer na área das Ciências Sociais.  A obra representa um avanço para a produção do conhecimento científico nas Ciências Sociais ao dialogar com um rico arcabouço teórico da literatura, exemplificar a utilização das distintas metodologias abordadas (de cunho qualitativo, quantitativo e misto) de modo prático, ilustrativo e didático. É possível identificar os principais referenciais teóricos, as vantagens e desvantagens de cada método e procedimentos adequados para se trabalhar com as metodologias contempladas.

Biografia do Autor

Jonathan Rocha de Oliveira, Universidade Federal do Paraná

Graduado no curso de bacharel em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná e, atualmente, é aluno de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação Fìsica da mesma instituição.

Pauline Peixoto Iglesias Vargas, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná, Mestre em Educação Física pela mesma instituição, linha de pesquisa Esporte, Lazer e Sociedade.

Downloads

Publicado

2020-11-27

Como Citar

Oliveira, J. R. de, & Vargas, P. P. I. (2020). REFLEXÕES SOBRE A OBRA “POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS PARA A ABORDAGEM DO ESPORTE NAS CIÊNCIAS SOCIAIS”. Revista Da ALESDE, 12(2), 191–201. https://doi.org/10.5380/jlasss.v12i2.70896

Edição

Seção

Resenhas