Relações entre a migração esportiva de atletas homens de futsal de elite e a permanência ou conclusão do Ensino Superior no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5380/ra.v15i2.93372Resumo
A migração esportiva é uma ação de investimento importante para o trabalhador do esporte. O objetivo deste estudo foi verificar as relações entre a migração de atletas homens de futsal no Brasil e a permanência e ou conclusão do Ensino Superior. A pesquisa é qualitativa e utiliza-se do método Análise Temática Reflexiva. Os participantes responderam a uma entrevista semiestruturada pelo aplicativo Google Meet e confeccionaram duas linhas do tempo, uma acadêmica e outra esportiva. Verificou-se que a migração pode ser uma barreira, na medida em que os atletas entrevistados apontaram situações em que as mudanças de cidade proporcionaram dificuldades na conciliação da rotina esportiva com o Ensino Superior, que interferiram na permanência e ou conclusão dos estudos. No entanto, o término desta etapa é possível, visto que sete dos nove participantes concluíram tal etapa, ou estão em vias de concluir. Porém valendo-se de um período maior do que o previsto pelo curso originalmente, em faculdades diferentes e, em alguns casos, com a transferência do ensino presencial para o formato de ensino a distância.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).