- Foco e Escopo
- Políticas de Seção
- Processo de Avaliação pelos Pares
- Periodicidade
- Política de Acesso Livre
- Arquivamento
- Bases de dados e Indexadores
- Checagem de similaridade
- Política de ética editorial
Foco e Escopo
A Revista da Alesde está focada na contínua intenção desta associação em consolidar a aglutinação e difusão dos estudos do esporte como um fenômeno sócio-cultural contemporâneo e polissêmico, ampliado em suas perspectivas e possibilidades, passível de análises em abordagens históricas, sociológicas, antropológicas, políticas, filosóficas, econômicas, etnográficas entre outras, no contexto das realidades latino-americanas. Propõe-se a congregação de pesquisas originais sobre temas relevantes para a realidade do esporte latino-americano em edições semestrais, com espaço para trabalhos de caráter interpretativo, tais como ensaios e resenhas, nos idiomas português, espanhol e inglês.
Políticas de Seção
Editorial
Sob responsabilidade dos editores.
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Artigos Originais
Contribuições resultantes de pesquisa científica apresentando dados originais de investigação baseada em dados empíricos ou teóricos.
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Artigos de revisão
Contribuições que sintetizam e/ou avaliam trabalhos científicos já publicados, estabelecendo um recorte temporal e/ou geográfico para análise de determinado tema.
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Ensaios
Produções originais teóricamente fundamentadas com seus respectivos conceitos. Apropriados para colaborar com as discussões sobre as complexas relações sociais e suas interfaces com o campo esportivo.
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Resenhas
Contribuições que tenham as características de resumos comentados, podendo ter como base livros, teses, dissertações, filmes, documentários, entre outras produções que tenham um cunho acadêmico e científico relacionado ao contexto sociocultural do esporte.
Submissões abertas | Indexado | Avaliado pelos pares |
Processo de Avaliação pelos Pares
Ao receber uma submissão, os editores farão uma avaliação preliminar quanto à pertinência e adequação do artigo/trabalho ao foco e escopo da revista, assim como sua formatação, conforme as diretrizes editoriais.
Se não aprovado, os editores notificarão os autores do manuscrito por e-mail para que as correções sejam realizadas, quando for o caso.
Se aprovado, o manuscrito original será encaminhado para análise de 2 (dois) pareceristas externos no sistema duplo cego, que tem a possibilidade de emitir 3 (três) conceitos: “aprovado para publicação”; “aprovado com correções”; “rejeitado para publicação”.
Caso o artigo receba um parecer “aprovado para publicação” e outro “rejeitado para publicação”, será encaminhado a um terceiro parecerista que emitirá um parecer definitivo sobre o mesmo.
O artigo que receber um parecer “aprovado com correções” e outro “rejeitado para publicação” será rejeitado pelos editores.
O artigo que receber um parecer “aprovado com correções” e outro “aprovado para publicação”, ou ainda, dois pareceres “aprovado com correções” será encaminhado ao autor para que providencie as alterações solicitadas pelos pareceristas.
O autor dos trabalhos será comunicado da decisão via e-mail.
A Revista da ALESDE se reserva o direito de efetuar alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical nos originais, com vistas a manter o padrão culto do idioma, porém respeitando o conteúdo e o estilo de escrita do autor. Quando modificações substanciais forem necessárias, o autor principal será notificado por e-mail e encarregado de fazê-las.
Periodicidade
A revista possuí uma periodicidade semestral.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Arquivamento
Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...
Checagem de similaridade
A Revista da Alesde utiliza recursos de busca por duplicidade de informações nas bases de dados a fim de evitar a duplicidade de informações nos artigos aceitos e/ou publicados. Em caso de detecção de duplicidade, os artigos serão imediatamente retirados. As formas mais comuns são: plágio, autoria imprópria, uso de nomes de autores sem consentimento e publicação redundante.
Política de ética editorial
Quando forem descritos experimentos realizados em seres humanos, deve-se indicar se os procedimentos seguidos estão de acordo com os padrões éticos do comitê de experimentação humana.
Os autores que pretendem publicar na Revista da Alesde devem ler a promoção da integridade na pesquisa acadêmica para publicação. https://publicationethics.org/ COPE fornece liderança de pensamento sobre ética de publicação e recursos práticos para educar e apoiar os membros.