Políticas Editoriais

Foco e Escopo

The Journal of the Latin American Socio-cultural Studies of Sport (ALESDE) (JLASSS) está focada na contínua intenção desta associação em consolidar a aglutinação e difusão dos estudos do esporte como um fenômeno sócio-cultural contemporâneo e polissêmico, ampliado em suas perspectivas e possibilidades, passível de análises em abordagens históricas, sociológicas, antropológicas, políticas, filosóficas, econômicas, etnográficas entre outras, no contexto das realidades latino-americanas. Propõe-se a congregação de pesquisas originais sobre temas relevantes para a realidade do esporte latino-americano em edições semestrais, com espaço para trabalhos de caráter interpretativo, tais como ensaios e resenhas, nos idiomas português, espanhol e inglês. 

 

Políticas de Seção

Editorial

Sob responsabilidade dos editores.

Não verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Artigos Originais

Contribuições resultantes de pesquisa científica apresentando dados originais de investigação baseada em dados empíricos ou teóricos. 

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos de revisão e ensaios

Contribuições que sintetizam e/ou avaliam trabalhos científicos já publicados, estabelecendo um recorte temporal e/ou geográfico para análise de determinado tema.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Contribuições que tenham as características de resumos comentados, podendo ter como base livros, teses, dissertações, filmes, documentários, entre outras produções que tenham um cunho acadêmico e científico relacionado ao contexto sociocultural do esporte.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Ao receber uma submissão, os editores farão uma avaliação preliminar quanto à pertinência e adequação do artigo/trabalho ao foco e escopo da revista, assim como sua formatação, conforme as diretrizes editoriais.

Se não aprovado, os editores notificarão os autores do manuscrito por e-mail para que as correções sejam realizadas, quando for o caso.

Se aprovado, o manuscrito original será encaminhado para análise de 2 (dois) pareceristas do Corpo Consultivo no sistema duplo cego, que tem a possibilidade de emitir 3 (três) conceitos: “aprovado para publicação”; “aprovado com correções”; “rejeitado para publicação”.

Caso o artigo receba um parecer “aprovado para publicação” e outro “rejeitado para publicação”, será encaminhado a um terceiro parecerista que emitirá um parecer definitivo sobre o mesmo.

O artigo que receber um parecer “aprovado com correções” e outro “rejeitado para publicação” será rejeitado pelos editores.

O artigo que receber um parecer “aprovado com correções” e outro “aprovado para publicação”, ou ainda, dois pareceres “aprovado com correções” será encaminhado ao autor para que providencie as alterações solicitadas pelos pareceristas.

O autor dos trabalhos será comunicado da decisão via e-mail.

A Revista da ALESDE se reserva o direito de efetuar alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical nos originais, com vistas a manter o padrão culto do idioma, porém respeitando o conteúdo e o estilo de escrita do autor. Quando modificações substanciais forem necessárias, o autor principal será notificado por e-mail e encarregado de fazê-las.

 

 

Periodicidade

A revista até o ano de 2017 teve periodicidade de 2 edições por ano.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Bases de dados e Indexadores