Considerações sobre o "fomento" ao esporte no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5380/jlasss.v8i1.49682Palavras-chave:
Estado, Políticas públicas, Constituição Federal.Resumo
Considerando-se que a Constituição Federal de 1988 estabelece que o esporte é “direito de cada um” e o Estado tem o dever de “fomentá-lo”, mas nem ela e nem a legislação infraconstitucional especificam como isso deve ser feito, objetivou-se, neste ensaio teórico pautado na análise de legislação e literatura, compreender, em linhas gerais, como tem ocorrido este “fomento” no Brasil. Compreende-se que o fomento pode se dar em forma direta ou de investimento, em que o Estado pauta-se da ideia de democratização da prática esportiva; ou de forma indireta ou de financiamento, em que o Estado repassa verbas à iniciativa privada como maneira de defesa do esporte institucionalizado enquanto patrimônio cultural nacional. Conclui-se que teoricamente as duas formas de fomento poderiam ser complementares e atenderem a pluralidade esportiva, mas, na prática, são direcionadas mais a usos políticos e ao esporte de alto rendimento, dificultando o desenvolvimento esportivo da sociedade no Brasil.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).