Acta Biológica Paranaense

Acta Biológica Paranaense, revista do Setor de Ciências Biológicas (UFPR), destina-se à publicação de trabalhos científicos nas diversas áreas das ciências biológicas, sem restrição na abrangência do estudo e instituição dos autores. São aceitos manuscritos originais, notas científicas e de revisão, em inglês ou português, oriundos de pesquisas, desde iniciação científica e monografias a dissertações e teses, dentre outros. Não cobramos taxa de publicação (APC). A publicação é em fluxo contínuo.

Nosso tempo para publicação é em média 140 dias. Nossa taxa de aceite é de 58%.


Imagem para capa da revista

Notícias

 

Escopo da Acta

 
O Conselho Editorial definiu que a partir de 2024 escopo da revista será centrado na Área da Biodiversidade (botânica, zoologia, oceanografia biológica, ecologia e biologia da conservação) e afins.   
Publicado: 2024-02-06
 

Submissões em fluxo contínuo

 
Recebemos submissões em fluxo contínuo para publicação na Acta. Envie o seu manuscrito!  
Publicado: 2023-09-18
 

Balanço 2022

 
Prezados autores, leitores e editores,

Estamos finalizando o ano de 2022 e trago um balanço da Acta Biológica Paranaense.

No Volume 51 (https://revistas.ufpr.br/acta/issue/view/3252) foram publicados 14 artigos. A média de dias para a publicação contada desde a submissão foi de 162 dias. Com 125 dias para o aceite, os 38 dias para a publicação foram impactados pela alta demanda e baixo número de estagiários da Seção de Apoio às Publicações Científicas Periódicas (UFPR). Nos últimos meses o tempo de diagramação têm diminuído para uma semana.

Os trabalhos publicados abrangeram vários temas e grupos biológicos, como atividades de óleos essenciais para manejo integrado de pragas, resposta celular imune a leishmaniose, dados sobre reprodução de espécies de morcegos, notas sobre aves, sobre fósseis de lagomorfos, novos registros de orquídeas e descrição de novas espécies de abelhas.

Contamos neste momento com cinco manuscritos em trâmite, os quais já podem iniciar a composição do Volume 52 (2023). No ano de 2021, já contando com a minha atuação como editor de seção, foram publicados também 14 artigos, mais do que nos dois anos anteriores, 5 e 6 respectivamente. Além do número, temos buscado a qualidade de artigos publicados. Nós recebemos 28 submissões no último ano, contando apenas aquelas com processo editorial finalizado. Portanto, a taxa de rejeição foi de 50% com em média 15 dias para essa decisão.

Para este Volume 51 foi apresentado um novo layout em duas colunas, que deve passar por uma pequena modificação a partir do Volume 52 com tamanho de fontes um pouco menores, otimizando o número de palavras por coluna.

Reafirmamos o compromisso em publicar trabalhos com a política de acesso livre, direitos de cópia para os autores, sem custo de processamento de artigo, sem limites de páginas, em inglês ou português. A meta para o ano de 2023 será a indexação da Acta Biológica Paranaense no Directory of Open Access Journals.

 
Atenciosamente,
Rodrigo Gonçalves
 
Publicado: 2022-12-22
 
Outras notícias...

v. 52 (2023)

Sumário

Artigos originais (Original Articles)

Agatha Cardoso Hoffmann, Rodrigo Barbosa Gonçalves
PDF
1-13
Tiago Henrique da Silva Pires, Sergio Santorelli Junior, Gabriel Henrique de Mendonça Cardoso, Alexandro Cezar Florentino, Thatyla Luana Beck Farago, Julia Tovar Verba
1-9
Alexandre Santos Barbosa, Paulo Akira Shibata Pinheiro, César Machado Nunes Teixeira, Antônio José Camillo de Aguiar
PDF
1-17
Gabriel A. R. Melo
PDF
10
Larissa Cristina Duarte Lavoratti, Ana Kelly Koch Araújo Silva, Temilze Gomes Duarte, Thais Bastos Zanata
PDF
1-19
Manuella Praxedes, Andreza Peixoto, Felipe Wartchow
PDF
1-8
Artur Chahud, Gabriella Pereira, Paulo Costa, Mercedes Okumura
PDF
1-8

Comunicações Científicas (Short Communications)

Antonielson Bezerra da Silva, Ricardo Kawada, Daniell Rodrigo Rodrigues Fernandes
1-5
Alexandre Cruz Domahovski, Susana Liria Paradell, James N. Zahniser
1-4
 
1-18

Taxonomia (Taxonomy)

Gabriel A. R. Melo
1-6
Monara Santos Lovati, Amélia Ferreira Alves
1-8