Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Acta Biológica Paranaense?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

 

Normas gerais de apresentação de artigos 

  1. O artigo deve apresentar dois títulos: em português ou  inglês; ou em francês e inglês, quando o trabalho for escrito em francês.
  2. Os títulos deve ser em Times New Roman (tamanho 14).
  3. A apresentação do trabalho é em Word, página letter em mancha de 11 X 18,2 cm.
  4. As ilustrações (fotografias e tabelas) devem seguir as dimensões acima.
  5. Os sumários devem ser em português, inglês e francês.
  6. A citação bibliografica no texto deve ser em versalete e contemplar pelo o sobrenome do autor principal; no caso de mais de três autores o sobrenome do primeiro será seguindo da abreviatura da expressão latina et. al. (em itálico). Exemplo: Pardini et. al. (2005).
  7. Na “Bibliografia” todos os autores deverão ser citados. A citação será em versalete.
  8. Exemplo:

Pardini, R.; S. M. Souza; R. Braga Neto & J. P. Metzger. 2005.The role of forest structure, fragment size and corridors in maintaining small mammal abundance and diversity in an Atlantic forest landscape. Biological Conservation, Boston, 124 (266): 253-266.

  1. A submissão do artigo pode ser feita no site da revista ou diretamente ao Editor: slaroca@netpar.com.br.

 

Seleção dos artigos 

  1. A Acta Biológica Paranaense é uma revista científica do Setor de Ciências Biológicas, da Universidade Federal do Paraná. Publica artigos científicos, originais e inéditos referentes às subáreas que constituem a Unidade. São publicados artigos em português, inglês ou francês. Aceita artigos de autores nacionais e estrangeiros. Os critérios para publicação são: a originalidade, o ineditismo e o caráter científico.
  2. Os Consultores Científicos são escolhidos pelo editor com base na excelência, reconhecida nacional e internacionalmente, de suas respectivas contribuições científicas. O Corpo de Consultores (Referees) da revista será formado paulatinamente por pesquisadores do país e do exterior (Estados Unidos da América do Norte, Inglaterra, Portugal, Alemanha, França, Dinamarca, Japão, Índia, China, Rússia, Bélgica, Holanda, e países latino-americano e africanos etc).
  3. Os artigos são selecionados para publicação exclusivamente pelo mérito científico de seu conteúdo.
  4. O processo de avaliação de cada artigo é feito consultores científicos (especialistas na área). O processo de seleção segue rigoroso sigilo e anonimato, sendo que o editor apenas intermedia a comunicação das avaliações feitas pelo consultor ao autor principal do trabalho.
  5. É com base nesses pareceres que o editor (ou uma comissão por ele designada) julga se cada um dos artigos será ou não publicado.

Pedidos de subscrição e de números atrasados (a título de doação ou permuta) deverão ser dirigidos à Universidade Federal do Paraná, Biblioteca Central, Secção de Intercâmbio — Caixa Postal 19051 — 81.531-990, Curitiba, PR, Brasil.

*** A Acta Biológica Paranaense está indexada no Biological Abstracts, CABI Abstracts, Periodica, Ulrichch's e Zoologial Records e Directory of Open Acces Journals (DOAJ).

Os artigos contendo atos taxonômicos (e.g., descrição de espécies novas animais) são cadastrados no ZooBank (Comissão Internacional de Nomenclatura).

 

Declaração de Direito Autoral

Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços de email neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.