Newsletters e E-mails Marketing da Brasil Paralelo: o caso da Lei Rouanet
DOI:
https://doi.org/10.5380/am.v30i1.98621Resumo
Este artigo faz uma análise de conteúdo de e-mails marketing e newsletters da Brasil Paralelo. Utiliza-se como recorte a campanha de divulgação do documentário “Aos Amigos, A Lei”, que aborda a Lei Rouanet. O objetivo é compreender como a Brasil Paralelo utiliza sua lista de e-mails para captar assinantes e para compartilhar seus posicionamentos. Os resultados mostram que a temática predominante dos e-mails é a corrupção, especialmente nas newsletters. Além disso, por vezes, a Brasil Paralelo utiliza imagens de conteúdos do jornalismo mainstream para reforçar seus argumentos, porém, sem mencioná-la adequadamente com o devido crédito.
Referências
ABEL, Richard. An alternative press. Why? Publishing Research Quarterly, v. 12, n. 4, p. 78-84,1996.
ATTON, Chris. Alternative media. Londres: SAGE Publications, 2002.
BARDIN, Lauren. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
BONSANTO, André. Narrativas “historiográfico-midiáticas” na era da pós-verdade: Brasil Paralelo e o revisionismo histórico para além das fake news. Liincem Revista, Rio de Janeiro, v. 17, n. 1, p. 1-18, 2021.
CIALDINI, Robert. Influence: the Psychology of Persuasion. Nova York: HarperCollins, 2007.
DEFAU, Laurens; ZAUNER, Alexander; SYCIK, Anna. How to Improve the Performance of Email Marketing Campaigns? A Field Experiment Using the Authority Principle to Improve Email Performance. Review of Marketing Science, v. 21, n. 1, p. 187-194, 2023.
FIORUCCI, Rodolfo. A nova geração do jornalismo crítico: mídia alternativa. Diálogos, Maringá, v. 15, n. 2, p. 455-481, 2011.
GUALLAR, Javier.; ANTON, Laura.; PEDRAZA-JIMÉNEZ, Rafael.; PÉREZ-MONTORO, Mario. Curación de noticias en el correo electrónico: análisis de newsletters periodísticas españolas. Revista Latina de Comunicación Social, Madrid, n. 79, p. 47-64, 2021.
HOLT, Kristoffer. Right-wing Alternative Media. Oxon/New York: Routledge Focus, 2019.
JACOB, Mark. 8 Reasons Why Email newsletters Are a Game-Changer for Local News. Local News Initiative, Evanston/Chicago, 9 de novembro de 2019. Disponível em:
JONES, Jonathan. Call to action: Elevating Activism in Performance. Teaching Artist Journal, v. 16, n. 1-2, p. 52–60, 2018.
KRIPPENDORFF, Klaus. Content analysis: An introduction to its methodology. London: Sage, 2004.
MCMULLAN, Dawn. How newsletters Are Redefining Media Subscriptions. Dallas, Texas: International News Media Association, 2018.
OLTRA, Itziar; CAMARERO, Carmen; CABEZUDO, Rebeca. Inspire me, please! The effect of calls to action and visual executions on customer inspiration in Instagram communications. International Journal of Advertising, v. 41, n. 7, p. 1209–1234, 2022.
PERUZZO, Cicilia M. Krohling. Aproximações entre a comunicação popular e comunitária e a imprensa alternativa no Brasil na era do ciberespaço. Galáxia, São Paulo, n. 17, p. 131-146, 2009.
PODMAJERSKY, Torrey. Redação Estratégica para UX: Aumente engajamento, conversão e retenção com cada palavra. 1. ed. São Paulo (SP): Novatec Editora, 2019.
RODRIGUES, Theófilo; FERREIRA, Daniel. Estratégias Digitais dos Populismos de Esquerda e de Direita: Brasil e Espanha em Perspectiva Comparada. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 59, n. 2, p. 1070–1086, 2020.
SALLES, Maria Beatriz Corrêa. A Lei da Cultura e a Cultura da Lei. 112 f. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos) - Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, 2014.
SANDOVAL, Marisol.; FUCHS, Christian. Towards a critical theory of alternative media. Telematics and Informatics, v. 27, n. 2, p. 141-150, 2010.
TORRIJOS, José Luis; GONZÁLES-ALBA, José Antonio. La newsletter como producto periodístico en la búsqueda de nuevos lectores: Estudio de boletines de noticias de El País, El Español y El Independiente. adComunica, n. 15, p. 165-195, 2018.
TRAQUINA, Nelson. Teorias do jornalismo: porque as notícias são como são. Florianópolis: Insular, 2004.
VAFAINIA, Saeid; BREUGELMANS, Els; BIJMOLT, Tammo. Calling customers to take action: the impact of incentive and customer characteristics on direct mailing effectiveness. Journal of Interactive Marketing, v. 45, p. 62-80, 2019.
VAN DER WEL, Elger. Newsletters are not a marketing tool, but a journalistic product. Revue, 28 de março de 2019. Disponível em: https://blog.getrevue.co/newsletters-are-not-a-marketing-tool-but-a-journalistic-product-6d9c7a315d8c.
WATJATRAKUL, Boonler; DRENNAN, Judy. Factors Affecting E-mail marketing Sourcing Decisions: A Transaction Cost Perspective. Journal of Marketing Management, v. 21, n. 7-8, p. 701-723, 2005.
WAISBORD, Silvio. Truth is What Happens to News. Journalism Studies, v. 19, n. 13, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da Revista Ação Midiática. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
