“Bem-vindo à próxima fase”: a cultura do choque e o fim do tédio

Autores/as

  • Rodolfo Rorato Londero Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5380/2238-0701.2017n14p291-305

Palabras clave:

Choque, Atenção, Tédio, Publicidade.

Resumen

Neste ensaio discutimos o conceito de choque, desde sua formulação como técnica comercial pela publicidade até suas consequências para o atual regime de atenção. Propomos que a intensificação do choque a partir do consumo extremo de imagens, como o percebido na cultura dos videogames, contribui para o fortalecimento de uma atenção fragmentada e inquieta. Entendemos assim que a “cultura do déficit de atenção” (Türcke) e o desenvolvimento de uma “atenção multitarefa” (Han) são as duas faces de um mesmo processo. Afirmamos também que o tédio é uma dimensão humana ameaçada pelo atual regime de atenção, pois a busca constante de elementos portadores de significado impede a contemplação do vazio, característica marcante do tédio e da própria humanidade.

Biografía del autor/a

Rodolfo Rorato Londero, Universidade Estadual de Londrina

Doutor em Estudos Literários pela Universidade Federal de Santa Maria. Professor do Departamento de Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Estadual de Londrina.

Publicado

2017-12-18

Cómo citar

Londero, R. R. (2017). “Bem-vindo à próxima fase”: a cultura do choque e o fim do tédio. Ação Midiática – Estudos Em Comunicação, Sociedade E Cultura, 1(14), 291–305. https://doi.org/10.5380/2238-0701.2017n14p291-305

Número

Sección

Dossiê | Dossier