NARRATIVA RADIOFÔNICA COMO ESTRATÉGIA PARA COMPOSIÇÃO DE AUDIOLIVROS: UMA PROPOSTA DE CLASSIFICAÇÃO

Authors

  • Debora Cristina LOPEZ
  • Andréa Franciéle WEBER

DOI:

https://doi.org/10.5380/am.v1i4.32453

Keywords:

audiolivros, inclusão, narrativa radiofônica, classificação.

Abstract

Este artigo apresenta, a partir de uma aproximação a audiolivros, uma proposta de classificação em duas vias, sendo a primeira originária dos estudos de produção editorial, segundo o objetivo, e a segunda a partir da estrutura sonora. A primeira classificação é subdividida em: a) infantis; b) de ficção; c) de autoajuda; d) não ficção; e) científicos; e a segunda em: a) leitura simples; b) professoral; c) interpretação musicada; d) sonorização expressiva. Este texto traz resultados da primeira etapa de um projeto que pretende discutir estratégias sonoras, a partir da narrativa radiofônica, a serem utilizadas para construir audiolivros científicos voltados para um público específico: pessoas com deficiência visual parcial ou total. Um dos objetivos é, com o projeto, potencializar o processo de inclusão desses sujeitos e ampliar o acesso ao conhecimento científico.

How to Cite

LOPEZ, D. C., & WEBER, A. F. (2012). NARRATIVA RADIOFÔNICA COMO ESTRATÉGIA PARA COMPOSIÇÃO DE AUDIOLIVROS: UMA PROPOSTA DE CLASSIFICAÇÃO. Ação Midiática – Estudos Em Comunicação, Sociedade E Cultura, 1(4). https://doi.org/10.5380/am.v1i4.32453

Issue

Section

Dossiê Comunicação e Educação