NARRATIVA RADIOFÔNICA COMO ESTRATÉGIA PARA COMPOSIÇÃO DE AUDIOLIVROS: UMA PROPOSTA DE CLASSIFICAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.5380/am.v1i4.32453Palavras-chave:
audiolivros, inclusão, narrativa radiofônica, classificação.Resumo
Este artigo apresenta, a partir de uma aproximação a audiolivros, uma proposta de classificação em duas vias, sendo a primeira originária dos estudos de produção editorial, segundo o objetivo, e a segunda a partir da estrutura sonora. A primeira classificação é subdividida em: a) infantis; b) de ficção; c) de autoajuda; d) não ficção; e) científicos; e a segunda em: a) leitura simples; b) professoral; c) interpretação musicada; d) sonorização expressiva. Este texto traz resultados da primeira etapa de um projeto que pretende discutir estratégias sonoras, a partir da narrativa radiofônica, a serem utilizadas para construir audiolivros científicos voltados para um público específico: pessoas com deficiência visual parcial ou total. Um dos objetivos é, com o projeto, potencializar o processo de inclusão desses sujeitos e ampliar o acesso ao conhecimento científico.
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