A pesquisa em desinformação no campo da comunicação no Brasil: uma revisão sistemática de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/am.v31i1.101267

Resumo

Este artigo mapeia o panorama da pesquisa sobre desinformação no campo da comunicação no Brasil. A partir de uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) de 62 artigos publicados entre 2018 e 2023, analisa-se as bases teóricas, abordagens metodológicas e as soluções propostas para o enfrentamento do fenômeno. Os resultados revelam uma concentração teórica em poucos autores do Norte Global e uma predominância de métodos qualitativos, com tendência à fragmentação analítica e lacunas na descrição metodológica. As soluções propostas concentram-se em três eixos: educação midiática, fact-checking e divulgação científica. Conclui-se que o campo, embora metodologicamente ativo, necessita de maior diversidade teórica e integração analítica para avançar na compreensão sistêmica da desinformação no contexto brasileiro.

Biografia do Autor

Maurilio Luiz Hoffmann da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Comunicação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Servidor do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina. 

Downloads

Publicado

2026-02-12

Como Citar

Silva, M. L. H. da. (2026). A pesquisa em desinformação no campo da comunicação no Brasil: uma revisão sistemática de literatura. Ação Midiática – Estudos Em Comunicação, Sociedade E Cultura, 31(1). https://doi.org/10.5380/am.v31i1.101267

Edição

Seção

Dossiê “Desinformação e os Desafios Contemporâneos da Comunicação”